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BRK Ambiental apresenta dicas para manter a caixa d’água limpa

Limpeza periódica do reservatório contribui para garantir a qualidade da água na etapa final, quando ela chega às torneiras das residências.


Você consegue se lembrar da última vez que você fez a limpeza da caixa d’água da sua residência? Talvez você ainda não saiba, mas, mesmo recebendo água tratada, seu reservatório vai precisar de uma faxina de vez em quando. Isso é muito importante para manter a qualidade deste recurso, principalmente, neste momento que o mundo enfrenta uma pandemia.

Após algum tempo de uso, todas as caixas d’água começam a sofrer com o acúmulo de resíduos sólidos. Eles chegam pela tubulação e acabam se acumulando no fundo do reservatório. A falta de higienização adequada pode gerar desde entupimentos nos encanamentos da residência até o surgimento de bactérias e protozoários prejudiciais à saúde. Reservatórios sem tampa também correm o risco de se tornarem criadouros do mosquito da dengue.

Para a BRK Ambiental, a excelência na operação é um dos compromissos da empresa. Prestar um serviço de qualidade, atendendo às expectativas dos clientes e parceiros é essencial. Por isso, desde o início da operação em Caçador, a concessionária realizou diversas melhorias no sistema, entre elas, um plano para limpeza periódica dos reservatórios ativos da empresa na cidade.

Além disso, para realizar um trabalho de qualidade para os clientes de Caçador, foram realizados mais de 3.500 análises durante o processo de tratamento por mês e coletadas outras 350 amostras externas da rede de distribuição. Tudo isso, além de também enviar aos clientes e parceiros o Relatório Anual da Qualidade da Água, um documento que apresenta um resumo das análises laboratoriais realizadas ao longo do ano, o que garante que a água distribuída para os moradores da cidade atende aos padrões de qualidade para o consumo humano, conforme estabelece o Ministério da Saúde.

“A BRK Ambiental realiza diariamente diversas atividades para garantir a qualidade da água distribuída em Caçador. Ações que vão desde investimentos na produção e distribuição de água, até testes e medidas para controle de qualidade e cronogramas de atividades para manutenção e recuperação das redes de abastecimento. A falta de higienização adequada nos reservatórios residenciais é um fator determinante na percepção dessas ações, por isso, lembrar os clientes de realizar a limpeza também em seus reservatórios é essencial para nós", comenta Cleber Renato, Diretor da BRK em Caçador.

Aprenda a realizar uma limpeza adequada na caixa d’água da sua residência

Alguns passos são importantes, como: a utilização de equipamentos adequados; o fechamento do registro de água; o esvaziamento da caixa d’água, deixando pouco mais de um palmo de água; e a secagem completa do reservatório antes de voltar a enchê-lo.

Passo a passo para a limpeza da caixa d’água:

- Reserve os equipamentos: luvas de borracha, escova de nylon nova, balde, panos limpos e água sanitária.

- Bloqueie o fornecimento de água: feche o registro do cavalete da entrada de água que vem da rua para abastecer sua caixa; ou, prenda a boia do reservatório para bloquear a entrada da água.

- Esvazie a caixa d’água: evite o desperdício. Use a água ainda armazenada na caixa para as atividades cotidianas. Quando restar pouco mais de um palmo de água dentro da caixa, você pode iniciar a limpeza.

- Feche a saída de água: coloque as luvas e, com apenas um palmo de água dentro da caixa, tampe a saída que vai para o encanamento para evitar que o material de limpeza desça pelos canos.

- Inicie a limpeza: aplique a água sanitária e esfregue o fundo e as paredes da caixa d’água com uma escova de nylon nova e limpa. Só água sanitária já é suficiente. Não use sabão, detergente ou qualquer outro produto na sua caixa.

- Enxugue a caixa d’água: com a ajuda de um balde e dois panos, retire toda a água que ainda sobrou na caixa.

- Volte a encher o reservatório: abra o registro do cavalete externo ou retire a boia e deixe que a caixa volte a encher de água. Importante: Mantenha tampada a saída de água da caixa para os encanamentos da casa.

- Despeje mais água sanitária e libere a saída da água para o encanamento: com a caixa novamente cheia, despeje dois litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água e aguarde duas horas. Durante este período, não utilize a água armazenada. Feche novamente o registro de cavalete e destampe a saída de água da caixa para o encanamento. Deixe que a água desinfectada desça pelo encanamento. Atenção: Essa água não deve ser consumida e só pode ser reutilizada nas descargas e na faxina da residência.

- Volte a encher o reservatório: com a caixa novamente vazia, abra o registro do cavalete e deixe que o abastecimento seja retomado.

- Reinicie o abastecimento: agora, é só tampar a caixa d’água para evitar a entrada de sujeira e a propagação do mosquito da dengue. Refaça todo o processo dentro de seis meses.

Juntos pelo acesso ao saneamento

A BRK Ambiental e a Water.org, organização internacional sem fins lucrativos pioneira em soluções inovadoras para garantir o acesso à água e saneamento de qualidade, apoiam o programa de microcrédito BF Saneamento em Caçador. A linha de crédito disponibilizada pelo Banco da Família oferece uma alternativa social para pessoas com dificuldade de acesso aos serviços de saneamento básico. Pelo programa é possível comprar e instalar caixa d’água em casa, fazer a conversão do padrão de ligação de água, a identificação e o conserto de vazamentos internos ou ainda construir e reformar banheiros.

Para solicitar atendimento, os moradores podem entrar em contato diretamente com o Banco da Família de Caçador, via mensagem para o whatsapp, no número (49) 99127 7666.

Contato com a BRK Ambiental

A concessionária investe diariamente em soluções para entregar água de qualidade na casa dos clientes de Caçador. Por isso, é tão importante a participação de todos nesse processo. Em caso de dúvidas ou ao identificar qualquer problema, entre em contato com a BRK Ambiental.

A empresa mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. O atendimento também está disponível pelo e-mail da BRK (contatocacador@brkambiental.com.br), Facebook e até no WhatsApp, pelo número (11) 9 9988-0001.

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