Notícias

BRK Ambiental investe em extensão de rede de água no bairro Sorgatto

A BRK Ambiental, concessionária dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Caçador, realizou investimentos em mais uma obra para a ampliação das redes de água em Caçador, desta vez na rua Alfredo Cachoeira, no Bairro Sorgatto.

A ação vai beneficiar famílias que enfrentaram problemas com o abastecimento de água durante muitos anos e solicitaram a ajuda da concessionária. Agora, com a instalação de 730 metros de uma nova rede na rua Alfredo Cachoeira e também os respectivos ramais domiciliares, mais de 40 famílias serão atendidas com água potável e tratamento de qualidade - eliminando o uso de poços ou outras formas de abastecimento não regulares e inseguras.

A água dos poços residenciais, ou outras formas de abastecimento não regulares, mesmo quando se apresentam cristalinas e parecem seguras, são de grande risco à saúde da comunidade, pois não recebe tratamento e controle de qualidade necessários para o consumo humano. Desta forma, as famílias ficam expostas a doenças graves como hepatite, diarreia, disenteria, cólera, febres, e outras doenças que se proliferam pela água bruta.

“Existem riscos no consumo de água de poços residenciais. Como são águas desprovidas de qualquer tipo de tratamento, são classificadas como água bruta, assim como as de rios ou lagos, por exemplo. Na BRK Ambiental, oferecemos água tratada, seguindo todas as normas estabelecidas nos anexos XX da portaria nº 05/2017 do Ministério da Saúde. Além disso, seguimos rigorosos procedimentos internos e possuímos uma equipe de controle de qualidade que monitora todos os processos de tratamento da água, até a distribuição aos nossos clientes”, explica Cleber Renato, Diretor da BRK Ambiental em Caçador.

O consumo de água tratada é importante e promove mais saúde e qualidade de vida, além de transformar a realidade das pessoas. Gelson Luiz Savi, morador do bairro beneficiado, avalia a importância da melhoria realizada pela BRK Ambiental. “Faz quase 20 anos que moro na região, antigamente pegávamos água de uma fonte que existe por aqui, mas com o passar dos anos a situação foi se agravando. Ao longo do tempo, muitas solicitações foram feitas, porém nunca foi realizado o abastecimento, mesmo sendo perto do centro da cidade. Com a vinda da BRK, realizamos a negociação com eles e a empresa colocou seus engenheiros e funcionários para verificar o problema e realizar um estudo para viabilizar a água. Quase não acreditamos, quando tivemos êxito e passamos a receber água tratada”, conta Gelson.

Com a ação da concessionária, o abastecimento de água será ampliado e garantirá mais qualidade para os moradores ao longo das 24 horas do dia.

Outros Trabalhos

Na próxima segunda-feira, dia 14/12, a concessionária inicia a primeira etapa de um novo trabalho de extensão de rede no bairro Rancho Fundo. A ação tem como objetivo aumentar a pressão da rede de abastecimento da localidade e será realizada na rua Augusto Gonçalves de Moraes, com a instalação prevista para início às 8h e término às 19h. 

Os trabalhos são realizados de maneira que provoquem o menor impacto possível aos clientes, porém é possível que os moradores identifiquem oscilações no abastecimento em até 24h após sua conclusão, sobretudo nas ruas Anair França Peretti, Rua Milton Antônio Marini, Rua Osvaldo Alves e Antônio Pereira.

Ações Plano Verão 2020/2021

A BRK Ambiental continua a atuar de forma intensa em ações na captação de água, buscando mais confiabilidade no sistema em situações de emergência. Para isso, a concessionária investe na construção de uma nova subestação e na aquisição de uma bomba submersível, o que garante o abastecimento mesmo diante de um cenário de estiagem tão prolongado, como foi registrado em 2020.

Na Estação de Tratamento, o foco é a otimização do processo e adequações para o padrão de excelência na produção, com a aquisição de um novo gerador, ampliação e adequação elétrica, melhorias na estrutura de contenção de produtos químicos e interligações internas, além da reforma completa dos quatro filtros originalmente instalados.

Nas redes de distribuição, são realizadas melhorias nas estações elevatórias das regiões dos bairros Municípios, Nossa Senhora Salete e na área leste da cidade, além da instalação de válvulas para setorização, controle e efetiva redução dos indicadores de perda de água. Serão intensificados também os serviços de procura de vazamentos ocultos e de manutenção na rede de abastecimento.

Todas essas ações, planejadas e em implantação, fazem parte do novo Plano Verão 2020-2021, que visa manter a disponibilidade do abastecimento durante os próximos meses em Caçador.

Contato com a BRK Ambiental

Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. O atendimento está disponível pelo e-mail da BRK (contatocacador@brkambiental.com.br), Facebook e também pelo WhatsApp, pelo número (11) 9 9988-0001.

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE