Nossa Atuação

 

Com o objetivo de levar o saneamento para muito além do básico, a BRK iniciou um processo de transformação nos serviços de água e esgoto de Caçador. Assumimos os serviços no dia 8 de abril de 2019 e, de lá para cá, muita coisa já mudou no saneamento do munícipio. 

Estamos trabalhando para promover melhoria na qualidade de vida da população com um novo projeto de saneamento. Com isso, queremos levar água de qualidade e tratar o esgoto para que retorne adequadamente à natureza, atendendo mais de 80 mil habitantes.

Trouxemos para Caçador toda nossa experiência para melhorar os índices de saneamento. Atuamos com foco em qualidade e excelência operacional, e o objetivo de atender a população da cidade com compromisso e transparência todos os dias.

 

Abastecimento de Água

O principal manancial para o sistema de distribuição de água de Caçador é o Rio do Peixe, de onde a água é captada e tratada na ETA-Caçador. A cidade é abastecida ainda por outros dois sistemas isolados, compostos por poços localizados no bairro Figueroa e na sede urbana do distrito Taquara Verde, que atendem, respectivamente, essas áreas.

No sistema principal, a água é captada do leito do rio por meio da Estação de Captação de Água do município e bombeada para a Estação de Tratamento de Caçador, onde ela passa por vários processos para torná-la potável e adequada ao consumo humano - atendendo aos padrões de potabilidade da Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021.

A ETA de Caçador, situada na rua Amazonas, no bairro Santa Catarina, é do tipo convencional e trata atualmente cerca de 230 litros por segundo. Nos sistemas isolados, localizados no Figueroa e Taquara Verde, os pontos de captação de água são subterrâneos e o recurso é transformado em potável em Unidades de Tratamento Simplificado, que tratam respectivamente 6,3 litros por segundo e 3 litros por segundo.

Após o tratamento, toda a água produzida, é armazenada em 27 reservatórios espalhados estrategicamente pela cidade, que somam uma capacidade de armazenamento de cerca de 7 milhões de litros. A distribuição da água é realizada por bombeamento e gravidade, por meio de mais de 250 quilômetros de redes, fornecendo água de acordo com os padrões de potabilidade exigidos por lei para toda a população caçadorense.

Melhoria contínua

Os investimentos foram intensos nesses primeiros anos da concessão em Caçador. Dentre os trabalhos realizados, foi feita a recuperação dos serviços de manutenção, a instalação de novas estações de bombeamento e a reestruturação das redes existentes, além da ampliação e modernização das estações de Captação de Água Bruta, localizada no leito do Rio do Peixe, e de Tratamento de Água Potável, que fica no bairro Santa Catarina.

Novos filtros foram instalados na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Caçador, possibilitando a reforma dos filtros já existentes. Dessa forma, o volume de água tratada diariamente foi ampliado, o que garantiu a melhoria da qualidade da produção e resultou no recebimento da certificação do padrão de qualidade da água produzida em 2021.

Soma-se a essa lista as ações realizadas no sistema de distribuição de água para as residências, com ênfase para a instalação de nova Estação Elevatória de Água Tratada, na rua Fahdo Tomé, no bairro municípios, e a construção da nova adutora, de 1.500 metros e 300 milímetros de diâmetro, nos bairros Gioppo e Belo, dando fim ao histórico problema de abastecimento da área leste da cidade, que engloba os bairros do Martello, São Cristóvão, Rancho Fundo, Bom Sucesso, Alto Bonito e Aeroporto - beneficiando mais de 10.000 clientes que sofriam com intermitência no fornecimento de água tratada.

Foram realizadas, ainda, ações como o Programa de Limpeza Geral e a recuperação dos reservatórios de água tratada em toda a cidade, inclusive nas localidades de Taquara Verde e Figueroa, além do Programa de Redução de Perdas, com destaque para as ações de combate às fraudes (gatos e ligações clandestinas) e instalação de válvulas de controle de pressão.

Já no sistema de esgotamento sanitário, foi possível evoluir nas definições de locais e projetos para as novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE Rio do Peixe e ETE Ulysses), além de avançar de forma consistente na recuperação dos sistemas isolados existentes da Ulysses Guimarães e Nossa Senhora Salete.

E esse é só o começo! Trabalhamos todos os dias para levar o saneamento para muito além do básico em Caçador.
 

 

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK DA SUA CIDADE