Cachoeiro de Itapemirim

Escolher outra cidade

Abastecimento de Água

 

A BRK Ambiental investe constantemente na excelência operacional, buscando soluções eficientes e inovadoras para distribuir água de qualidade a todos os habitantes do município. Foi assim que Cachoeiro de Itapemirim, cidade-polo de toda a região Sul do estado do Espírito Santo, conseguiu resolver o desafio da falta de água que, no passado, era rotina na vida de muitas famílias. 

Com os investimentos realizados, as Estações de Tratamento de Água (ETAs) foram modernizadas e ampliadas, assim como as redes de distribuição.

Hoje, 99,6% dos imóveis da área urbana são atendidos com água de qualidade. Nosso trabalho de captação, tratamento e distribuição de água segue rigorosos processos de qualidade, garantindo a todos os 200 mil habitantes o benefício de beber água tratada diretamente da torneira.

A maior parte da água consumida no município é captada do Rio Itapemirim, a poucos metros da ETA da Ilha da Luz que, graças aos investimentos realizados, teve sua capacidade de produção ampliada em 60%, alcançando até 800 litros por segundo.

Nos últimos 20 anos, foram construídos 233,73 quilômetros de malha de rede de distribuição de água e realizadas melhorias em 15,45 quilômetros de rede. A cidade ainda possui uma reservação de mais de 20 milhões de litros de água tratada para consumo humano.


Do rio para a sua torneira

Para garantir a água de qualidade que chega à sua residência, a BRK Ambiental segue um rigoroso controle de segurança, com análises que começam na captação da água no Rio Itapemirim e seguem por todo o sistema de tratamento, assegurando a entrega de água potável diretamente na sua torneira. 

Saiba mais sobre as etapas de captação, tratamento e distribuição de água em Cachoeiro de Itapemirim:

 

Captação 

O manancial onde a água é captada para abastecer a sede do município é o Rio Itapemirim, pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim, uma região de intensa ocupação urbana, indústrias e áreas de uso agrícola e pecuário. 

O monitoramento da bacia é feito pelo IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Já o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim é o responsável pela gestão dos mananciais.

Do Rio Itapemirim a água é levada até a Estação de Tratamento de Água (ETA). A finalidade do tratamento é adequar a qualidade da água ao consumo humano, tornando-a potável. 

 

Tratamento 

A água captada desemboca na ETA. Ao chegar lá, ela cumprirá um circuito completo de tratamento que vai garantir a qualidade do líquido que sai das torneiras da cidade. 

Em Cachoeiro de Itapemirim, a ETA da Ilha da Luz trata, em média, 407 litros por segundo, durante 24 horas por dia. A capacidade de reserva é de 1.500 m³ de água.

 

Circuito de tratamento da água 

infografico_circuito-da-agua

Conheça abaixo os processos utilizados pela BRK Ambiental para tratar a água em Cachoeiro de Itapemirim:

1 Adução 

Motobombas levam a água da estação da captação para a ETA. 

2 Floculação 

A água recebe um coagulante que promove uma reação que separa os resíduos sólidos e os organiza em flocos. 

3 Decantação

Nos tanques de decantação, os flocos de impureza afundam e são separados do restante do líquido.

4 Filtragem

Filtros formados por camadas de areia grossa, areia fina, cascalho, pedregulho e carvão promovem a completa remoção dos últimos flocos de resíduos.

5 Desinfecção 

Água recebe adição de cloro, flúor e controle do PH. 

6 Reservatório 

A água filtrada e tratada na ETA é armazenada em dois grandes reservatórios para ser distribuída à rede de abastecimento de Cachoeiro.

 

Distribuição 

Após o tratamento na ETA da Ilha da Luz, a água é armazenada no Reservatório Pulmão, também localizado na Ilha, com capacidade de 1.500 m³. Quatro bombas enviam a água armazenada para os principais centros de reservação da cidade, que é distribuída por gravidade ou por bombeamento para a sede e os demais distritos e localidades, como Soturno, Sambra, Córrego do Brás, Coutinho e Córrego dos Monos. 

O sistema de distribuição de Cachoeiro possui um percurso de 638,23 mil metros de redes de água e conta com 46 reservatórios, com capacidade de 21.160 m³, fornecendo água de acordo com o padrão de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

A distribuição de água na cidade é acompanhada pelo sistema de controle operacional, que usa tecnologias como telemetria e telecomando. Assim, fazemos o controle e a operação, à distância, de todos os reservatórios e estações de bombeamento da cidade, 24 horas por dia, para garantir o correto abastecimento da rede e atuar diante de qualquer anormalidade
 

Responsabilidade ambiental

A responsabilidade ambiental também é um assunto importante para nós. Por isso, investimos no consumo consciente e na redução de perdas de água no processo de abastecimento. 

Para atingir nossos objetivos, realizamos ações de incentivo ao uso consciente da água todos os anos e promovemos práticas para reduzir o índice de perdas do sistema de Cachoeiro de Itapemirim. Os resultados impressionam: caíram de 50% (de antes da concessão) para os atuais 13,5% de perdas físicas, um dos menores índices do Brasil.
 

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE