Cachoeiro de Itapemirim

Escolher outra cidade
Notícias

BRK Ambiental realiza campanha para ajudar Cachoeiro a combater o mosquito da dengue

14 de fevereiro de 2020

 

Ação que incentiva a população a buscar meios de evitar a propagação
do mosquito Aedes aegypti tem apoio do médico Drauzio Varella

 
 
Diante das últimas chuvas que causaram enchentes em Cachoeiro de Itapemirim e municípios vizinhos, e, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de coibir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a BRK Ambiental inicia nesta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, a campanha “Dengue: Antes de buscar os sintomas, busque prevenção”. A campanha, que faz o alerta e traz dicas práticas de prevenção da doença, conta com a participação, no rádio, do médico Drauzio Varella.
 
Além do rádio, a campanha ganha destaque nas redes sociais, em TVs, jornais, revistas e sites. O site www.busqueporprevencao.com.br apresenta dicas de como a população pode contribuir para a redução dos casos de dengue.
 
O objetivo da BRK Ambiental é incentivar as pessoas a ficarem atentas quanto à existência de possíveis focos do mosquito em casa e no bairro onde moram, reforçando atitudes importantes para a prevenção. Entre elas, tampar e lavar semanalmente recipientes com água, fechar bem as caixas d'água e proteger saídas com tela, cobrir os pratinhos de vasos com areia ou lavar uma vez por semana, colocar o lixo em sacos e fechar bem as lixeiras.
 
O diretor da concessionária, Bruno Ravaglia, ressalta que é preciso eliminar os focos de água parada o ano inteiro, mas que, no verão e em períodos de grandes chuvas como o qual Cachoeiro passou recentemente, essa postura é fundamental, uma vez que a associação entre calor e chuva aumenta a velocidade de reprodução de mosquito.
 
“Entendemos que podemos e devemos contribuir com a disseminação de informações que ajudem a reduzir as notificações da doença, sobretudo porque o saneamento básico tem papel essencial no processo. Sem o saneamento básico, as chances de as cidades terem surtos de dengue são maiores, pois o mosquito também pode se desenvolver na água suja. Por isso, é extremamente importante que a população tenha acesso a serviços de coleta de esgoto, para que esses resíduos não fiquem acumulados nas vias públicas servindo de criadouro”, explica.
 
Dados do Ministério da Saúde apontam que a incidência de dengue aumentou mais de 300% em 2019, causando surto da doença em várias regiões do país. Em Cachoeiro de Itapemirim, foram notificados 8.936 casos em 2019. Neste ano, até o dia 10 de fevereiro, já havia 685 casos notificados, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Para a secretária de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, Luciara Botelho, o apoio da sociedade é imprescindível. “A população pode ajudar fazendo vistoria em suas residências e retirando todo o tipo de objeto que possa servir como criadouro do mosquito. Pedimos para que as pessoas não deixem água acumulada em lajes, pratinhos de planta, entre outros recipientes”, orienta.


  
Sobre a campanha da BRK Ambiental


Criada pela OKE Studio e produzida pela produtora Toca de Barro, a campanha “Dengue: Antes de buscar os sintomas, busque prevenção” contou com a colaboração da equipe de produção formada por ex-alunos do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, onde foi realizada a gravação, em São Paulo. Fundado em 2003 e idealizado pelo apresentador de TV Luciano Huck, o instituto tem a missão de promover o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual.

 

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE