Cachoeiro de Itapemirim

Escolher outra cidade
Notícias

Crianças deram show em evento de encerramento do Programa Cuidar Mais da BRK Ambiental

DSCF4531

 

29 de Outubro de 2019 

 
 
Sob o olhar de um público orgulhoso e entusiasmado, estudantes de 4 e 5 anos de dez escolas de Educação Infantil de Cachoeiro de Itapemirim deram um verdadeiro show no último sábado, dia 26 de outubro, com música, dança, arte e paródias, na Mostra Cultural de encerramento da edição 2019 do Programa Cuidar Mais para a Educação Básica. As apresentações tiveram como temática sustentabilidade e meio ambiente, abordada por meio de diversas atividades realizadas durante o ano no programa, que é uma iniciativa da BRK Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e escolas da rede privada de ensino.
 
A Mostra Cultural teve como palco o Ginásio Poliesportivo Theodorico de Assis Ferraço (Ferração), no bairro Aeroporto, com participações de familiares e da comunidade. “O Programa Cuidar Mais tem como objetivo disseminar a importância da preservação dos recursos naturais e melhorar a compreensão sobre saneamento básico como um fator transformador de vidas ao promover saúde e qualidade de vida para a população”, ressalta o diretor da BRK Ambiental, Bruno Ravaglia.
 
Segundo a Subsecretária de Educação Básica da Seme, Patricia Gama Temporim, o programa Cuidar Mais junto com a Mostra Cultural representa um fortalecimento de práticas que acontecem nas escolas. “As ações promovem um pensamento crítico de entender que todos somos responsáveis enquanto sociedade, nos provoca muito a entender a importância dessas situações dentro da escola, que é um espaço formador para as crianças estarem aprendendo o conteúdo realmente de forma significativa”, destacou.
 
Da Educação Infantil, participaram do programa neste ano 500 estudantes, das seguintes instituições de ensino: Colégio Jesus Cristo Rei, Maple Bear, Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE) e as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Teresa de Avelar Picoli, Maria das Neves Soares de A. Espíndula, Irmã Margarida, Sebastião da Rosa Machado, Hylsen Darcy, Maria das Graças Felipe, Abigail dos Santos Simões, Saturnino Rangel Mauro e Virgínia Athayde.
 
A programação do Cuidar Mais teve treinamento de educadores sobre a metodologia do programa; apresentação de vídeos e material didático com o tema saneamento (água, esgoto e resíduos sólidos); e a “Corrida do Saneamento”, uma brincadeira educativa com o uso de um tabuleiro gigante para abordar aspectos importantes sobre saneamento básico, reciclagem, descarte correto de resíduos e outros temas.
 
Para Lucineia Voltara, mãe de Elisa Voltara Leal, de 5 anos, da EMEB Sebastião da Rosa Machado, a experiência com o programa Cuidar Mais e a Mostra Cultural foi muito rica e gratificante. “Foi um aprendizado muito importante na minha vida e na vida da minha família, inclusive, mudamos alguns comportamentos dentro de casa graças ao trabalho realizado pelo programa. Minha filha estava na expectativa do evento para realizar a apresentação”, destaca.
 
Já Lidiane Manhães Benevides Pinheiro conta que a filha de 5 anos, aluna da EMEB Saturnino Rangel Mauro, levou o que aprendeu na escola para a casa. “Quando as atividades foram realizadas na escola, ela chegou em casa cantando as músicas de conscientização”, comenta.
 
Pedagoga da EMEB Hylsen Darcy Perim, de Burarama, Francelina Angela de Faria ressalta que houve um trabalho prévio dentro da instituição de ensino tratando sobre coleta de lixo. “Espalhamos incentivos em vários lugares da escola. Dia após dia nos empenhamos em cima desse tema, não só no ambiente escolar, mas também em casa, junto com a família”.
 
O tema do Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE) foi o Planeta, abordando a proteção ao meio ambiente e os cuidados para que as futuras gerações não sofram no amanhã. “Durante alguns meses falamos de preservação ambiental, a partir de atividades lúdicas, como teatro e jogos”, pontua a pedagoga Beatriz Saib Chequer Rizo.

 
 
Em novembro será a vez do Ensino Fundamental

O Programa Cuidar Mais é desenvolvido também com estudantes do Ensino Fundamental. Neste ano, participam sete escolas, com estudantes do 8º ano. Na programação, palestras, atividades didáticas e audiovisuais. A analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé, explica que os alunos foram incentivados a observar e registrar, por meio de vídeos, a realidade do entorno de suas comunidades, planejando, em conjunto, ações transformadoras para preservar os recursos naturais e reduzir os impactos ambientais causados por hábitos de consumo excessivo e descarte incorreto de resíduos.
 
Após a produção dos vídeos, cada escola escolheu um vencedor para representá-la, sendo os autores contemplados com uma oficina de edição de imagens. O resultado das produções será apresentado no “Cine BRK Sustentável”, que acontecerá em novembro, em uma sala de cinema do Perim Center.
 
 
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE