Notícias

Descarte adequado dos resíduos e limpeza da caixa de gordura são medidas eficazes contra os entupimentos

10 de janeiro de 2022
 
 
A famosa expressão popular “tudo o que vai, um dia volta” pode exemplificar de modo realista o sistema de esgoto dos municípios. Sabe aquele resto de comida que foi jogado na pia da cozinha? E aquele papel higiênico descartado pelo vaso sanitário? Tem ainda o óleo vegetal que, em vez de ser reaproveitado, foi lançado no ralo. Todos estes resíduos que, em algum momento, foram destinados para a rede de esgoto, podem retornar trazendo algum tipo de problema, seja entupimento das ligações ou das redes, extravasamento das tubulações ou até retorno de esgoto para dentro dos imóveis.
 
Atenta ao período do verão, quando as chuvas fortes são constantes e esse problema pode se intensificar, a BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim alerta para alguns cuidados que a população pode ter para evitar transtornos com a rede de esgoto. No município, a empresa mantém uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes. Em 2021, foram mais de 150 toneladas de resíduos sólidos retirados das redes de esgoto de Cachoeiro de Itapemirim.
 
“Casos de entupimentos e extravasamentos nas tubulações de esgoto são, na maioria das situações, provocados por resíduos descartados em local inadequado. Mesmo com a limpeza das redes, o uso correto do sistema é o que fará com que situações de entupimentos das redes e retornos de esgoto diminuam”, alerta o gerente Operacional da BRK Ambiental em Cachoeiro, Jocimar de Assis Alves.
 
Outra situação comum, segundo o gestor, é quando o morador direciona indevidamente a água da chuva para a rede de esgoto, sobrecarregando-a e fazendo com que todo o sistema perca a sua eficiência. “Quando feitas de maneira indevida, essas ligações podem acarretar o rompimento das redes, entupimentos, mau cheiro e o refluxo do esgoto, favorecendo a transmissão de doenças via água contaminada”, destaca.
 
A BRK incentiva a população a conhecer mais sobre a importância do uso correto das redes de esgoto. No blog da concessionária, Saneamento em Pauta, é possível encontrar mais informações sobre este e outros temas relacionados aos serviços de água e esgoto. O acesso é por meio do link https://blog.brkambiental.com.br/.


 
Como evitar transtornos com a rede de esgoto
 
•    Para evitar transtornos com as tubulações de esgoto dentro dos imóveis, a recomendação é fazer uso das caixas de gordura e mantê-las sempre limpas.
 
•    Todo imóvel deve ter uma caixa de inspeção acessível, na calçada ou próxima dela, para que seja possível identificar problemas no esgotamento e para realizar a manutenção das ligações de esgoto. 
 
•    Todo imóvel deve manter separadas as redes de esgoto das tubulações de água pluvial (água de chuva). 
 
•    Não jogue lixo e óleo de cozinha pelas instalações sanitárias das casas, ou seja, pelos ralos, pias e vasos sanitários de qualquer parte da casa. O óleo de fritura, depois de utilizado no preparo dos alimentos, deve ser armazenado em garrafas plásticas e destinado a reciclagem.
 
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK DA SUA CIDADE