Cachoeiro de Itapemirim

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Dúvidas Frequentes

Água

A água da minha torneira está branca. O que pode ser?

A “água branca” pode ocorrer em sistemas com altas pressões que deixam a água repleta de microbolhas de ar. Para que ela fique transparente, basta deixá-la em repouso em um copo por dois minutos. Após esse tempo, as microbolhas que dão a impressão de que a água está branca se dissipam e ela volta à coloração original.
Vale destacar que a solução de cloro adicionada no tratamento da água é incolor. Portanto, caso a aparência da água que sai da torneira esteja esbranquiçada, não se preocupe porque não é excesso de cloro. 
 

Como é avaliada a qualidade da água?

O Ministério da Saúde brasileiro, por meio do Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5, define procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, eliminando possíveis riscos à saúde da população.
Clique aqui e saiba como garantimos a qualidade da água que abastece o seu imóvel.
 

Como é feito o tratamento de água?

A água tratada que é consumida nas casas passa por um longo percurso antes de chegar às torneiras. Nas cidades que contam com uma rede de abastecimento adequada, a água é captada nos mananciais e submetida a diversos procedimentos de filtragem e desinfecção, para só então ser distribuída para as residências. Clique aqui e conheça as etapas do tratamento de água.

Como faço para denunciar gatos ou ligações clandestinas de água?

Os gatos de água causam, além de prejuízos financeiros, problemas para o meio ambiente e para a saúde da população, pois pode ocorrer a contaminação da água que abastece todo o município.
Para denunciar, entre em contato conosco pelo nosso Canal Confidencial, onde a denúncia poderá ser realizada de forma confidencial. Ou entre em contato através dos nossos canais de atendimento e informe que deseja realizar a denúncia de forma confidencial.

Como faço para solicitar uma análise de qualidade da água?

O cliente deve entrar em contato através dos canais de atendimento quando perceber qualquer tipo de alteração na qualidade da água, seja turbidez, cloro, odor, gosto, entre outros. 

O que preciso fazer para solicitar uma ligação de água?

A ligação à rede de abastecimento de água dá a segurança de saber a origem da água que abastece sua residência, que vem de estações de tratamento fiscalizadas pelo poder público e agências reguladoras. Clique aqui e conheça os requisitos para solicitar uma ligação de água.
Acesse também as instruções para a instalação do seu hidrômetro.
 

Qual o papel do cloro no tratamento de água?

O processo de cloração é uma das etapas feitas nas estações de tratamento de água (ETA), com o objetivo principal de desinfecção, ou seja, garantir que a água consumida esteja livre de micro-organismos transmissores de doenças. Existem vários agentes desinfetantes, mas, em geral, o cloro é o principal produto utilizado para a desinfecção de águas de abastecimento. 
Dentro da faixa determinada por lei, o cloro não apresenta um efeito tóxico e, mesmo em concentrações mais altas, ele não altera a cor da água.
Saiba mais sobre o uso do cloro no tratamento de água.
 

Cadastro

Como faço a confirmação do meu cadastro?

Após inserir todas as informações de cadastro no site da BRK Ambiental, você receberá um link por SMS ou e-mail e terá 72 horas para clicar e confirmar as informações. Caso você não realize o procedimento, seu cadastro não será realizado e você terá que reiniciar todo o processo.

 

Como faço meu cadastro?

Em Quem é você?, no topo do site, clique em Cadastre-se e informe o CPF ou CNPJ vinculado ao imóvel que deseja cadastrar. A partir daí, siga as instruções para concluir o processo. Você pode realizar o cadastro como inquilino ou proprietário e tem a opção de reunir mais de um imóvel no mesmo perfil. O cadastro só será finalizado após a confirmação pelo e-mail ou celular que você informar. 

 

Não lembro minha senha no site da BRK Ambiental. Como faço para recuperá-la?

Em Quem é você?, no topo da página, clique em acesse sua conta, depois em esqueci minha senha. A partir daí, é só seguir as instruções. Você receberá um e-mail com a informação.

 

Por que é solicitado telefone celular no cadastro?

Este é um canal de comunicação importante para que a BRK Ambiental ofereça uma melhor prestação de serviço e consiga enviar notificações sobre obras ou manutenções e entrar em contato direto diante de alguma necessidade.

 

Por que preciso me cadastrar no site da BRK?

O cadastro é um formulário preenchido dentro do site da BRK Ambiental com os dados do cliente e de seu imóvel. Depois de efetuado, ele garante acesso a todos os serviços online da BRK Ambiental, como segunda via de fatura, envio da conta por e-mail, histórico de consumo, alteração da data de vencimento da fatura, entre outros. Basta informar seu CPF ou CNPJ para começar.

 

Posso associar mais de um imóvel no mesmo cadastro?

Sim. Caso você tenha CPF ou CNPJ vinculado à propriedade ou locação de mais de um imóvel, o sistema fará a sinalização ainda durante o processo de cadastro e você tem a opção de reunir todos os endereços em um mesmo perfil.

 

Conta

Como é feito o cálculo do valor da minha conta de água?

O valor da conta é calculado em cima da quantidade de m³ consumido por cada residência ou comércio. Cada 1 m³ equivale a 1.000 litros de água. O valor cobrado por cada m³ da água varia de acordo com as faixas de consumo. Quem se encaixa nas primeiras faixas, pois consome menos água, paga um valor menor por m³ do que aqueles que consomem mais. Clique aqui para entender a estrutura tarifária da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemerim.

 

Como faço para receber minha conta por e-mail?

Se você já tem cadastro no site da BRK Ambiental, basta confirmar sua opção de receber a conta por e-mail. Lembre-se que, com essa escolha, você passa a receber a sua conta somente por e-mail. Não haverá mais envio da conta impressa para o seu endereço.

Caso o ciclo de leitura da sua residência já tenha sido concluído na data da requisição, o envio por e-mail acontecerá a partir da próxima conta.

 

Consigo acessar a 2ª via da minha fatura pelo site?

Sim. Faça seu cadastro no site da BRK Ambiental e tenha acesso a todas as opções relacionadas à sua fatura na seção Serviços para Você. Após efetuar o seu login no site, clique em 2ª via de conta para acessar o boleto e realizar o pagamento.

 

É possível mudar a data de vencimento da minha fatura?

Sim. A BRK Ambiental oferece algumas opções de datas de vencimento para sua conta. Faça seu login no site, acesse a área de serviços, clique em alterar vencimento da fatura e escolha o dia de vencimento que melhor se encaixa na sua rotina financeira.

Caso o ciclo de leitura da sua residência já tenha sido encerrado na data da requisição, a mudança só acontecerá a partir da próxima conta. Lembre-se que, uma vez alterada a data de vencimento da fatura, novas alterações só poderão ser realizadas após um período de dois meses.

 

Minha conta aumentou muito por causa de um vazamento. Posso pedir a revisão do valor?

Sim, após consertar o vazamento, apresente o comprovante do conserto em nossa loja de atendimento e solicite a análise para revisão de valores.

Minha conta de água veio acima do usual. O que faço?

Se você é cliente BRK Ambiental e já tem cadastro no nosso site, acesse seu histórico de consumo e identifique se realmente houve alteração significativa no consumo da sua residência em relação aos meses anteriores. Aumentos de consumo podem estar relacionados a vazamentos. Faça testes e acione um técnico habilitado para realizar reparos. Caso suspeite de algum problema com o hidrômetro, entre em contato com a BRK Ambiental pelo número 0800 771 0001 ou por meio do Atendimento online.

 

Minha leitura está menor do que a da minha conta. O que faço?

Faça a leitura do hidrômetro, anote a medição no verso da conta de água e entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento para solicitar a verificação da leitura.

Não tenho certeza se já paguei a minha conta. Como faço para confirmar?

Após realizar seu cadastro no site da BRK Ambiental, você pode acessar todo o seu histórico de contas em aberto e contas em atraso na seção Contas pagas. Você também tem a opção de colocar sua conta em débito automático, uma boa forma de garantir o pagamento em dia e evitar gastos com juros por atraso.

 

Onde pago a minha conta da BRK Ambiental?

Você pode pagar sua conta em bancos, postos de atendimento conveniados à rede bancária, lojas da BRK Ambiental e lotéricas. Acesse a opção Onde pagar sua conta para saber mais.

 

Paguei a mesma conta duas vezes. O que eu faço?

Não se preocupe. Os valores pagos em duplicidade são devolvidos automaticamente na próxima fatura.

Por que minha conta aumentou depois da troca de hidrômetro?

A substituição do hidrômetro não provoca aumento da tarifa ou do consumo, mas promove uma medição mais exata. O hidrômetro mede apenas a água que foi oferecida ao imóvel, nem mais nem menos, assim, os clientes podem perceber variação do consumo na conta seguinte após a troca do hidrômetro.
Na maior parte dos casos, aumentos no valor da conta são causados pela mudança no comportamento do consumo de água do cliente, decorrente da elevação da temperatura em meses mais quentes ou em decorrência do recebimento de visitas, por exemplo. O ideal é que o morador monitore seu consumo regularmente. 
Além de observar os hábitos de consumo e identificar se há vazamentos, verifique o seu histórico de consumo, principalmente o volume medido no mesmo mês de referência do ano anterior. Para uma análise mais detalhada do histórico de consumo, você pode ir até uma de nossas lojas de atendimento ou entrar em contato pelo 0800 771 0001.

Quero voltar a receber minha conta pelo correio. Como faço?

Acesse seu perfil no site da BRK Ambiental, clique em Contas por e-mail e sinalize o desejo de cancelar o serviço. Com essa escolha, você volta a receber sua conta impressa em casa e não a receberá mais na versão digital.

Caso o ciclo de leitura da sua residência já tenha sido concluído na data da requisição e o e-mail já tenha sido disparado, o envio por correio acontecerá a partir da próxima conta.

 

Contato

Como acesso a página da BRK Ambiental com informações sobre a cidade onde moro?

O cabeçalho da página informa o site de qual cidade você está acessando. Caso esteja na página errada, clique em Escolher outra cidade

 

Como entro em contato com a BRK Ambiental?

Se você é cliente da BRK Ambiental, em água ou esgoto, ligue para 0800 771 0001. Você também pode entrar em contato com o nosso Atendimento online

Em Cachoeiro de Itapemirim, também estamos no endereço:

 

Loja de Atendimento

Praça Alvim Silveira, nº 01

Ilha da Luz, Cachoeiro de Itapemirim – ES

0800-771- 0001

 

Como faço para notificar um problema de abastecimento ou vazamento na minha rua, bairro ou cidade?

Você pode entrar em contato conosco pelo telefone 0800 771 0001 ou fazer seu cadastro no site e notificar o problema pelo nosso sistema online. Basta preencher algumas informações e aguardar o nosso retorno.

 

Quero trabalhar na BRK Ambiental, para onde envio meu currículo?

Clique em Trabalhe Conosco para conferir as vagas disponíveis e cadastre seu currículo.

 

Esgoto

Como é feito o tratamento de esgoto?

Tratar o esgoto é importante e tem impactos diretos na saúde das pessoas. Quando o esgoto é coletado e encaminhado para o tratamento, ele passa por uma série de procedimentos estabelecidos pela legislação ambiental para garantir que o seu descarte não prejudique a natureza. Clique aqui e conheça as etapas do tratamento de esgoto.

Como evitar entupimentos e extravasamentos na rede de esgoto?

Nem todo mundo sabe, mas a rede de coleta de esgoto no Brasil foi projetada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólidos. Isso significa que jogar lixo nos ralos e vasos sanitários pode causar a obstrução da tubulação. Cabelos, embalagens, preservativos, absorventes ou até um simples fio dental descartados indevidamente podem entupir os canos e causar transtornos. Clique aqui e acesse nossas dicas para evitar entupimentos na rede de esgoto.
 

Como faço para denunciar gatos ou ligações clandestinas de esgoto?

Os gatos causam, além de prejuízos financeiros, problemas para o meio ambiente e para a saúde da população.
Para denunciar, entre em contato conosco pelo nosso Canal Confidencial, onde a denúncia poderá ser realizada de forma confidencial. Ou entre em contato através dos nossos canais de atendimento e informe que deseja realizar a denúncia de forma confidencial.
 

Estou com um vazamento/retorno de esgoto na parte interna do imóvel. O que eu faço?

Para uma análise mais detalhada do serviço a ser realizado, você pode ir até uma de nossas lojas de atendimento ou entrar em contato pelo 0800 771 0001.
Um dos motivos de ocorrer o retorno de esgoto é o cliente interligar a água de chuva na rede de esgoto. Ex: Água da calha, ralos externos, etc. Por isso, existe uma grande tendência em ocorrer o retorno de esgoto em períodos de chuva.

O que preciso fazer para solicitar uma ligação de esgoto?

A ligação de esgoto é fundamental para proporcionar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para você e sua família. Clique aqui e acesse as instruções para a se conectar à rede de esgoto da sua cidade.

Por que água da chuva e esgoto não devem se misturar?

Há muitas diferenças entre a rede que faz a coleta de esgoto das residências e a que faz a drenagem da água da chuva. Quando essa separação não é respeitada, através de ligações malfeitas ou clandestinas, todo o saneamento do município é prejudicado. Clique aqui e entenda por que esgoto e água da chuva não devem se misturar.

Quais os problemas da falta de tratamento de esgoto?

Além do mau cheiro e da coloração cinzenta ou marrom escura das águas, a contaminação dos mananciais com esgoto causa vários problemas para a população e para o meio ambiente. Clique aqui e conheça os problemas causados pelo despejo de esgoto sem tratamento nos rios.

Sou obrigado a ligar meu imóvel à rede de esgoto da rua?

Nas localidades onde há edificação permanente urbana e rede de esgoto disponível, de acordo com a Lei Federal do Saneamento 11.445/07, a conexão à rede é obrigatória e um dever do usuário. A coleta e o tratamento de esgotos são essenciais para o meio ambiente, para a saúde pública e para o bem-estar de sua família. Se o seu imóvel não estiver conectado à rede, solicite imediatamente sua ligação.
Clique aqui e acesse as instruções para a se conectar à rede de esgoto da sua cidade.
 

Sua casa

Como faço a desobstrução ou limpeza da minha caixa de gordura?

A limpeza da caixa de gordura é responsabilidade do cliente e deve ser feita periodicamente. Os resíduos e gorduras retirados devem ser acondicionados em sacos plásticos e colocados no lixo. 
Em caso de dúvidas, procure um profissional especializado.

Como faço a limpeza da caixa d’água?

A responsabilidade por manter o reservatório em condições de uso é do cliente. A recomendação é que toda caixa d’água deve ser limpa e desinfetada a cada 6 meses, em média.
Após algum tempo de uso, todas as caixas d’água começam a sofrer com o acúmulo de resíduos sólidos. A falta de higienização adequada pode gerar desde entupimentos nos encanamentos da residência até alteração na qualidade da água que chega na sua torneira. Clique aqui e conheça o passo a passo para manter a caixa d’água sempre limpa. Em caso de dúvida, procure um profissional especializado.

Como faço para economizar água?

O esforço por um consumo mais consciente de água é importante para o futuro do planeta, mas também tem repercussões imediatas no seu bolso. Muita água é desperdiçada em atividades do dia a dia das casas. Os litros que escorrem pelo ralo viram dígitos a mais na conta de água no fim do mês. A economia passa por algumas mudanças de hábitos e é só preciso saber por onde começar. Clique aqui e veja nossas dicas para economizar água em casa.

Como identificar vazamentos no meu imóvel?

Os testes e os consertos de vazamentos internos, ou seja, após o hidrômetro, deverão ser realizados pelo cliente ou por um profissional especializado.
Os vazamentos domésticos, que muitas vezes são invisíveis e difíceis de identificar, podem provocar grandes transtornos. São litros e litros de água perdidos em meio a descargas desreguladas e canos danificados.
Mas é possível agir antes que o problema tome uma proporção maior. Em vez de esperar aumentos expressivos na conta para investigar se algo vai errado, realize testes regulares na rede de tubulações da sua residência e previna dores de cabeça. Se o vazamento for identificado, contrate um técnico de confiança para resolver. Clique aqui e aprenda a identificar vazamentos
 

Como leio o meu hidrômetro?

O aparelho é responsável por medir o consumo do imóvel em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício. 
Por meio da leitura do hidrômetro, é possível acompanhar o padrão de consumo mensal de água na sua residência, uma informação que não só ajuda a manter as contas sob controle como também facilita a identificação, com mais agilidade, de vazamentos ou quaisquer ocorrências que gerem alterações significativas na sua média de consumo. Clique aqui e aprenda a fazer a leitura do hidrômetro.
 

Por que trocaram meu hidrômetro?

O hidrômetro, como qualquer equipamento, tem um tempo de vida útil. A junção de fatores, como o tempo de uso e as condições de conservação, promovem um desgaste já previsto pelos fabricantes, com a necessidade de substituição por um novo equipamento. A troca periódica ocorre continuamente como forma de manter os equipamentos em boas condições, conforme orientação dos fabricantes e da legislação do INMETRO, Portaria nº 246 de 17/10/2000.
A BRK realiza a troca dos hidrômetros para reduzir desperdícios de água tratada e para garantir a disponibilidade hídrica a todos os usuários. A troca regular do hidrômetro faz parte de um projeto socioambiental e garante a adequada medição de consumo. Além do prazo de vida útil (até 5 anos), a BRK Ambiental pode substituir os hidrômetros quando observa algum dano no equipamento.
 

Preciso limpar minha fossa. O que eu faço?

A limpeza da fossa séptica é de responsabilidade do cliente e deve ser realizada periodicamente. Procure uma empresa especializada para realizar o serviço.

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