Cachoeiro de Itapemirim

Escolher outra cidade
Notícias

Em evento on-line, BRK aborda avanços e desafios na educação ambiental em Cachoeiro de Itapemirim  

20 de Julho de 2021


Concessionária de água e esgoto integrará roda de conversa em evento que celebra os 15 anos do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim
 

A BRK Ambiental de Cachoeiro de Itapemirim integrará a programação do “CULTURA E TERRITÓRIO: Água como elemento integrador”, evento on-line em comemoração aos 15 anos do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim (CBH Rio Itapemirim), que será realizado até quarta-feira, 21, pelo canal do YouTube e pelo Instagram (@cbh_rioitapemirim) do Comitê. 
 
A concessionária de água e esgoto fará parte da roda de conversa “Educação Ambiental no Rural e Urbano”, nesta quarta-feira, 21, às 19h,  com a apresentação da responsável pelos programas de Educação Ambiental da BRK em Cachoeiro de Itapemirim, Micheline Bernabé. O bate-papo contará também com as participações do produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, Wesley Mendes, e da presidente da CBH Rio Itapemirim e mestre em Clima e Meio Ambiente, Carina Silva. 
 
Micheline destaca que abordará especialmente o conceito, os desafios e os avanços conquistados na educação ambiental na área urbana. Ela ressalta que o compromisso e o cuidado com os recursos hídricos e o meio ambiente em geral evoluíram bastante ao longo dos anos com a educação formal e a informal. O caminho, no entanto, deve ser contínuo. 
 
“Hoje, notamos as pessoas mais conscientes do seu papel e corresponsabilidade nas questões que envolvem o meio ambiente e os recursos naturais. Está cada vez mais rotineiro, e no dia a dia do cidadão, atitudes simples, mas de grande impacto para o meio ambiente, como a separação do lixo reciclável, reaproveitamento de água, reaproveitamento de talos de alimentos, entre outras. A população está mais participativa, tem mais entendimento sobre o conceito de educação ambiental e da necessidade de preservar o ambiente em que vive. Vemos uma mudança que ainda está em curso, com muitos avanços e também alguns desafios”, afirma a responsável pelos programas de Educação Ambiental da BRK em Cachoeiro de Itapemirim.
 
O CBH Rio Itapemirim foi instituído em julho de 2006, por meio do Decreto nº 1703-R/2006, como órgão integrante do Sistema Integrado de Gerenciamento e Monitoramento dos Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo (SIGERH/ES), sendo composto por representantes do poder público executivo, da sociedade civil organizada e por usuários de recursos hídricos. Desde então a BRK integra o Comitê pelo setor de usuários.
 
Na cidade, a concessionária também desenvolve o Programa Cuidar Mais, com ações de sensibilização junto às instituições de ensino e às comunidades de Cachoeiro de Itapemirim, reforçando o senso de pertencimento de crianças, jovens e adultos ao meio ambiente. O projeto inclui conteúdo educacional e debates de temas como a importância da água, reciclagem e reaproveitamento, ciclo da água, vilões do esgoto, entre outros.
 
Dentre as atribuições do CBH Rio Itapemirim estão a de acompanhar o plano de proteção, conservação, recuperação e utilização dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim, além de promover estudos, divulgação e debates sobre os programas prioritários de serviços e obras a serem realizados no interesse da coletividade.
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE