Notícias

Estudantes de Cachoeiro aprendem técnicas de pintura e desenho em oficina promovida pela BRK Ambiental

05 de novembro de 2021


Para estimular o compromisso dos jovens com a preservação do patrimônio público e do meio ambiente, a BRK Ambiental realizou no último dia 22 de outubro, no Centro de Treinamento do Estrela do Norte Futebol Clube, uma oficina de arte, cultura e saneamento, envolvendo estudantes da rede pública de ensino de Cachoeiro de Itapemirim. Durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de aprender técnicas básicas de pintura e de desenho com o artista Raí Bolzan. Entre os ensinamentos, o conceito que envolve a combinação de cores, as cores complementares e análogas e como fazer para as misturas atingirem determinados tons.
 
Como parte do processo, as crianças puderam colocar na tela o aprendizado recebido, tendo como pano de fundo o descarte do lixo. “A maioria criou dois cenários: um limpo e o outro com lixos em locais incorretos, executando bem esse contraste. A arte é uma forma muito interessante de conscientização, uma vez que os jovens tendem a conseguir representar e a fixar melhor os conhecimentos”, avaliou Raí Bolzan.
 
Quem gostou de participar do encontro foi a estudante Micaella Mendes Rodrigues Afonso, de 13 anos. “Eu pintei na tela três montanhas, uma árvore, um lago e uma lixeira por perto. Tudo limpinho, para representar como eu gostaria que fosse”, afirmou a adolescente.
 
Para Kemilly Brisom Guedes, também de 13 anos, a oficina contribuiu para que ela ampliasse o conhecimento sobre o meio ambiente e as questões que envolvem o saneamento, ao mesmo tempo em que trouxe ensinamentos sobre a combinação de cores. “Eu desenhei um rio com um lago limpo e outro sujo. Eles se encontravam, se misturavam e, no final, havia uma água suja. Quando a gente polui, mesmo que tenha um lado limpo, o todo se contamina, ficando sujo e ruim”, comentou.
 
A oficina integrou uma iniciativa do Programa Educomunicação, da BRK Ambiental.  “Com o compromisso de transformar a vida das pessoas e levar saneamento para além do básico, por meio da oficina de arte, cultura e saneamento, reforçamos o nosso compromisso de promover o desenvolvimento sustentável. A arte estimula o pensamento crítico e a criatividade, prende a atenção de crianças e adolescentes para a temática e auxilia no processo de conscientização, alertando e gerando reflexões”, destacou o diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, Bruno Ravaglia.
 
 
 
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK DA SUA CIDADE