Cachoeiro de Itapemirim

Escolher outra cidade
Notícias

Ligações irregulares e o mau uso das redes estão entre as principais causas do transbordamento de esgoto

22 de Abril de 2021

 
Campanha “Rede de esgoto e água da chuva não se misturam”, da BRK Ambiental, alerta a população quanto aos riscos das ligações irregulares em dias de chuvas intensas
 

Em dias de chuvas intensas aumentam também as queixas de esgoto transbordando, mau cheiro e retornos pelos ralos dos banheiros. O que nem todos sabem é que as ligações irregulares e o mau uso das redes estão entre as principais causas desse transtorno tão comum quando há um volume excessivo de chuvas. 
 
Para sensibilizar a população a respeito do tema, a BRK Ambiental iniciou nesta quarta-feira, 21, em Cachoeiro de Itapemirim, a campanha educativa “Rede de esgoto e água da chuva não se misturam”. A iniciativa busca alertar e orientar os moradores do município quanto aos perigos das ligações irregulares, bem como da destinação de resíduos sólidos nas redes. A campanha compreende vídeo para TV, comunicado direto ao cliente e anúncios em revistas, jornais impressos, sites e redes sociais.
 
“Quando a água da chuva é direcionada indevidamente para a rede de esgoto, o sistema de esgotamento sanitário fica sobrecarregado e perde a eficiência.  Aumentam as chances de rompimento ou de transbordamento da rede, levando o retorno desse esgoto, sujeira e mau cheiro para dentro dos próprios imóveis ou para as vias públicas. Em períodos de chuvas intensas, o número de ocorrências nas redes de esgoto chega a ser quase o dobro se comparado ao período de estiagem”, explica o gerente Operacional da BRK Ambiental em Cachoeiro, Jocimar de Assis Alves, que adverte que tal prática também é proibida por lei. 
 
Outro problema ocorre quando o esgoto é lançado incorretamente na rede de drenagem de água da chuva. Neste caso, em vez de ser conduzido para a estação de tratamento, ele pode ser despejado em rios e córregos, poluindo os mananciais. “Por isso, solicitamos que os moradores verifiquem como está a ligação de sua residência ou estabelecimento comercial e, caso identifique que as redes estão interligadas, refaça a instalação corretamente, mantendo as redes separadas”, enfatiza Jocimar de Assis Alves.
 
A BRK Ambiental coleta e trata aproximadamente 500 milhões de litros de esgoto por mês na área urbana de Cachoeiro de Itapemirim. Como forma de prevenir a sobrecarga e o transbordamento da rede, em 2020, a concessionária retirou 21,6 toneladas de lixo das redes de esgoto e realizou a limpeza de 11,5 quilômetros de tubulações de Cachoeiro de Itapemirim. 
 
A empresa também desenvolve o Programa de Vistoria Residencial, com equipes, devidamente identificadas, percorrendo as casas, para checar ralos e calhas e confirmar se a água de chuva está sendo enviada de forma correta para a galeria de água pluvial ou irregularmente para a rede de esgoto. As equipes orientam os moradores sobre como devem ser as ligações corretas das redes e sobre os cuidados necessários com a rede de esgoto. 
 
“Nossa expectativa com essa campanha educativa e com as ações preventivas que já realizamos para manter o bom funcionamento das redes de esgoto do município é demonstrar que este é um trabalho que deve ser feito em parceria com a população. É importante que esteja claro que as redes de esgoto e as galerias de águas pluviais são sistemas diferentes e independentes, e que as redes de esgoto são projetadas para receber exclusivamente o efluente dos banheiros, das pias e da cozinha”, completa Jocimar de Assis Alves.
 

O que diz a legislação 
 
O lançamento de água pluvial no sistema de esgotamento é proibido pelo Regulamento da Concessão dos Serviços e pela Lei nº 7743, que dispõe sobre o Código Sanitário do Município de Cachoeiro de Itapemirim e que trata, além de outros temas, sobre a disposição das águas pluviais, publicada no Diário Oficial do Município do dia 14 de outubro de 2019. O Regulamento da Concessão, em seu artigo 10º, estabelece que “a rede de esgoto sanitário, integrante do sistema separador absoluto, não poderá receber, direta ou indiretamente, águas pluviais ou contribuições que possam vir a prejudicar o seu funcionamento”.
 
Para mais informações sobre o assunto ou esclarecimentos sobre as ações necessárias para a instalação correta da rede de esgoto, a BRK Ambiental disponibiliza seus canais de atendimento por meio do telefone gratuito 0800 771 0001 ou pelo Whatsapp (11) 99988-0001. 
 
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE