Cachoeiro de Itapemirim

Escolher outra cidade
Notícias

Oficina sobre sustentabilidade aponta preocupações de crianças e adolescentes com o meio ambiente

05 de Outubro de 2020
 
 
Queimadas, desmatamento e descarte inadequado de lixo. Essas são algumas das preocupações das crianças e adolescentes, filhos de funcionários da BRK Ambiental e de terceiros, demonstradas durante a oficina online “Um Novo Olhar para a Sustentabilidade”. Realizada de 21 de setembro (Dia da Árvore) ao dia 24, a oficina teve como objetivo contribuir para despertar sobre a importância da preservação e da valorização do meio ambiente e do entorno das comunidades onde residem.
 
A ação fez parte do programa Cuidar Mais edição 2020, desenvolvido pela BRK Ambiental também em escolas públicas e privadas de Cachoeiro de Itapemirim, e possibilitou aos participantes, com idades entre 10 e 18 anos, aprender técnicas de bordado e de pintura com a artesã cachoeirense Fernanda Fassarella. Durante a oficina, com kit fornecido pela concessionária de água e esgoto, eles personalizaram uma ecobag branca, utilizando caneta para tecido e linha meada para bordado.
 
Alice Macedo Silveira, de 10 anos, que bordou uma árvore na cidade, enfatizou que a “natureza precisa de amor e que cuidem bem dela”. Sua mãe, Anselma Macedo, esposa do funcionário Edemilson Rocha Silveira, elogiou a realização da oficina: “é uma iniciativa que faz a criança se interessar por coisas novas, refletir sobre o futuro do planeta, ser desafiada, pensar fora da caixa”.
 
As irmãs Kissila e Thaissa Silva Bino, de 14 e 16 de anos, filhas do funcionário Gilson Bino, retrataram, respectivamente, uma floresta com casas e a montanha do Pico do Itabira. “Pelos animais, pelas pessoas, não se deveria desmatar ou colocar fogo”, disse Kissila, ressaltando que está tendo muitas queimadas por vários cantos do Brasil.
 
Amanda de Lima Peres, de 13 anos, filha de Mateus Santana Peres, optou por personalizar a sua bolsa com um ícone de Cachoeiro e da região Sul, o Frade e a Freira. “A minha mensagem é que as pessoas precisam reciclar mais lixo e preservar. Ter uma vida com menos poluição, mais amor e respeito”, afirmou, comentando que a oficina permitiu juntar duas de suas paixões: artesanato e ecologia.
 
A artesã Fernanda Fassarella, que continua acompanhando os participantes na finalização das bolsas, disse que, como forma de reflexão e conscientização, “a proposta foi retratar, na ecobag que cada um bordou, a natureza ao redor, o que está ao seu alcance e de que forma pode contribuir para preservar, direta e indiretamente”.
 
No início da oficina, segundo ela, houve um bate-papo sobre as pessoas estarem ficando mais em casa devido à pandemia da Covid-19 e o uso excessivo de Internet, TV e jogos nesse período. “Tudo isso, muitas vezes, impede de se ver o que está do lado, como a paisagem da janela e a natureza, que podem estar bem próximas de nós”, afirma. Na conversa, outro tema que surgiu naturalmente foram  os acontecimentos recentes do Brasil envolvendo o meio ambiente.
 
Analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé enfatizou que o programa Cuidar Mais, em todas as suas atividades, com estudantes ou filhos de funcionários, busca reconectar os participantes ao meio ambiente e alertar para a importância da preservação e do uso consciente dos recursos naturais.
 
“A experiência com a oficina ‘Um Novo Olhar para a Sustentabilidade’ foi muito interessante e elogiada pelos funcionários e funcionárias da concessionária, pais e mães dos participantes. Além de gerar uma reflexão sobre a preservação ambiental e as atitudes que precisamos mudar, a oficina foi um aprendizado, pois muitos nunca haviam tido contato com a arte de bordar ou personalizaram uma bolsa, que eles próprios vão utilizar no dia a dia”, finalizou Micheline Bernabé.
 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE