Cachoeiro de Itapemirim

Escolher outra cidade

Pequena Central Hidrelétrica

A Pequena Central Hidrelétrica é um marco da inovação da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim. A PCH foi construída ao lado da principal Estação de Tratamento de Água (ETA), na Ilha da Luz, e garante mais segurança e qualidade ao serviço, na medida em que torna a estação autossuficiente energeticamente. 

Em funcionamento desde outubro de 2012, ela aproveita o potencial de geração de energia do pequeno encachoeiramento do Rio Itapemirim, na área central da cidade. Esse é o local onde, em 1908, uma primeira Usina de Força Motriz fez de Cachoeiro de Itapemirim o terceiro município do Brasil a contar com sistema de iluminação pública baseado em eletricidade.

Estrutura da Pequena Central Hidrelétrica da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim

 

Excelência operacional 

Nossa PCH tem duas turbinas, cujos eixos giram à medida que um fio de água passa por elas. Assim, a água não precisa ser represada para a geração de energia: ela corre o curso normal do rio e o girar dos eixos, com o passar da água, é que gera eletricidade.

Da mesma maneira como acontece com todos os nossos investimentos em Cachoeiro de Itapemirim, a PCH (pronta e em operação) foi incorporada ao patrimônio do município, detentor da concessão dos serviços de água e esgoto.

O investimento na construção da PCH foi de R$ 30 milhões, e fez parte de um ciclo de investimentos de R$ 75 milhões, concluído em 2011, que contribuiu com a ampliação e a modernização do conjunto dos serviços de água e esgotamento sanitário da cidade.

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE