9 de Fevereiro de 2018
Limeira é considerada modelo quando o assunto é saneamento básico. Toda a população urbana da cidade conta com serviços de esgoto e a falta de água não faz parte da rotina das pessoas. Já os municípios que sofrem com falta de água crônica conhecem bem a fórmula: como a água é escassa, o controle do desperdício é fundamental.
É a forma como as pessoas usam a água que determina se ela será ou não suficiente para toda a cidade. Mas como despertar a atenção das pessoas para o consumo consciente em cidades sem risco de desabastecimento e com condições hídricas favoráveis, como Limeira?
Pensando nisso, a BRK Ambiental lança nesta semana a campanha “aquele 1 minuto que faz toda a diferença”, mostrando que pequenas atitudes individuais têm um enorme efeito coletivo. Um exemplo: reduzir em um minuto o tempo no banho não é um grande sacrifício; mas se cada morador de Limeira fizer isso, o volume de água economizado em um único dia seria de 2,5 milhões de litros. Ao longo do ano, a quantidade de água seria suficiente para abastecer a cidade interna por um mês.
A campanha contará com anúncios em jornais, outdoor e postagens na página da BRK Ambiental no Facebook (facebook.com/brk.ambiental) e no instagram (@brkambiental). “Limeira tem uma condição privilegiada no abastecimento de água, mas o consumo consciente é algo que independe da disponibilidade hídrica. É isso que a gente quer mostrar. Essas atitudes devem entrar na rotina das pessoas e ser praticadas sempre”, destaca Rodrigo Leitão, gerente de Operações da concessionária.
Em 2014, na maior estiagem já registrada no Estado de São Paulo em pelo menos 50 anos, Limeira não sofreu racionamento e a cidade conseguiu passar pela crise hídrica sem grandes sacrifícios. Cidades do entorno não tiveram a mesma condição: o rodízio de água foi adotado em diversos municípios do Estado e, em alguns, ainda é rotina.
Na época, a concessionária realizou uma ampla campanha de conscientização e a resposta da população foi imediata: o consumo caiu, os mananciais se recuperaram e as chuvas finalmente voltaram à média histórica. De lá pra cá, o consumo de água em Limeira vem aumentando e em alguns meses é equivalente ao do período que antecede a crise hídrica. A campanha da BRK é uma forma de despertar a atenção novamente para o assunto, fazendo com que as pessoas voltem a refletir sobre seus hábitos de consumo.
Limeira tem hoje o menor índice de perdas do Brasil de acordo com o Ranking do Saneamento 2017 do Instituto Trata Brasil. Esse índice mede a quantidade de água que se perde por vazamentos nas tubulações, ou mesmo por fraudes, antes de chegar à casa das pessoas. A média nacional é de aproximadamente 40% e, em algumas cidades do Brasil, esse número chega a 70%.
O indicador atual de 17%, conseguido graças a investimentos em troca de redes antigas, controle de pressão, pesquisa de vazamentos e substituição de hidrômetros, foi fator determinante para que Limeira passasse pela crise hídrica de 2014 sem a necessidade de racionamento, o que ocorreu na maioria das cidades da região.