Central de Utilities Jeceaba

A BRK Ambiental é responsável pela operação da maior Central de Utilities terceirizada do setor siderúrgico brasileiro. 

Localizada no município de mesmo nome, em Minas Gerais, a unidade de Jeceaba presta serviços de operação e manutenção nas áreas de tratamento de água, recirculação e tratamento de efluentes, rebaixamento e distribuição de energia elétrica, além da gestão de resíduos gerados na Usina da Vallourec Soluções Tubulares do Brasil (VSB). Todos esses processos são certificados pelas ISOs 9001, 14001 e OSHAS 18001.

A Usina é uma das mais modernas siderúrgicas do mundo, e tem capacidade de produção de 600 mil toneladas de tubos sem costura, destinados principalmente para o segmento de óleo e gás. O empreendimento conta com aproximadamente 5 mil funcionários diretos e indiretos.

A Central de Utilities de Jeceaba foi implantada no modelo de contratação DBOT (Design, Build, Operate and Transfer), em que a BRK Ambiental assume o pacote completo de investimento na construção, operação e posterior transferência para o cliente diante do término do período de contratação. Para este projeto, foram investidos cerca de R$ 570 milhões. O contrato foi firmado em 2009 e tem validade de 17 anos. 

A capacidade do sistema de captação, no rio Camapuã, e do tratamento da água é de 1.000 m³/h. Desse total, 870 m³/h são destinados à água industrial, 80 m³/h para produção de água desmineralizada e 50 m³/h são destinados para produção de água potável. Os serviços incluem, ainda, a operação e manutenção da rede de esgoto e suas sete Estações Elevatórias, contemplando um total de 13.966 metros de tubulação. 

Números da operação

 

BRK_infografico_jeceaba

 

 

 

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE