Cinco fatos sobre a atuação da BRK na Grande Maceió que você precisa saber

Cinco fatos sobre a atuação da BRK na Grande Maceió que você precisa saber

Notícias Apr 17, 2023

DSC_4637

Há menos de dois anos, a BRK chegou à Região Metropolitana de Maceió com o compromisso de universalizar o acesso de 1,5 milhão de alagoanos aos serviços de água e esgotamento sanitário. Por representar uma das principais mudanças nos serviços de infraestrutura de Alagoas, é natural que ainda existam dúvidas sobre o trabalho realizado pela empresa nos 13 municípios atendidos pela concessão.

Por isso, destacamos cinco fatos importantes que você precisa saber sobre a atuação da BRK na Grande Maceió. Confira!

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) continua responsável pela produção da água em dez das 13 cidades onde a BRK atua – Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Satuba e Santa Luzia do Norte. Ou seja, todo o sistema produtor desses municípios é da Casal, incluindo os diversos poços existentes. Dessa forma, cabe à Casal entregar à BRK um volume de água tratada suficiente para que a concessionária possa distribuir aos imóveis.

Pela primeira vez, os sistemas de água e esgoto da região são monitorados 24 horas por dia, no Centro de Controle Operacional (CCO) da BRK. É uma sala equipada com telões que emitem informações técnicas em tempo real sobre o funcionamento de 434 unidades operacionais e mais de cem pontos de distribuição de água. Com o CCO, a BRK consegue acionar a Casal quando algum poço para de funcionar, por exemplo, além de identificar alterações e agir para evitar ocorrências de grande porte.

Agora, a população tem atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Para acionar a empresa, basta ligar para o 0800 771 0001 a qualquer hora do dia ou da noite – as equipes operacionais da BRK não param. Também é possível fazer solicitações nas lojas de atendimento, pelo WhatsApp (11) 99988 0001 ou pela agência virtual Minha BRK (minhabrk.com.br).

A BRK não é responsável pelo esgotamento sanitário dos bairros Benedito Bentes I e II, Santa Lúcia, Antares, Clima Bom, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária, Santos Dumont e adjacências. Essa região é atendida pela Sanama, parceria público-privada da Casal. Inclusive, as obras realizadas nesses bairros foram executadas pela Sanama e iniciaram antes de a BRK chegar em Alagoas. Quando os clientes desses bairros acionam a BRK para demandas de esgoto, as solicitações são repassadas automaticamente à Sanama.

Os alagamentos não são problemas dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. O escoamento da água da chuva é feito pelo sistema de drenagem de águas pluviais, que não é de responsabilidade da BRK. A gestão, manutenção, limpeza e conservação das redes desse sistema é de responsabilidade das prefeituras, conforme determina a legislação do setor de saneamento. 

Texto: Bárbara Pacheco
Foto: Lucas Landau