Com aumento de chuvas em janeiro, BRK alerta para os perigos da água de chuva lançada incorretamente na rede de esgoto

Com aumento de chuvas em janeiro, BRK alerta para os perigos da água de chuva lançada incorretamente na rede de esgoto

Notícias Feb 14, 2025

Dias típicos de verão, com calor e pancadas de chuva, ocasionaram um aumento de 52% no volume de chuvas em Sumaré, ao comparar os meses de janeiro de 2024 e 2025. O município registrou acumulado de 253 milímetros de chuva neste primeiro mês do ano, enquanto no ano passado foram 167 milímetros no mesmo período.

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, alerta para o aumento do risco de extravasamentos, retorno de esgoto e impactos na operação da rede durante esse período de chuvas mais intensas, devido à ligação indevida, ou seja, a mistura irregular da água de chuva na rede de esgoto.

“A entrada de água de chuva na rede de esgoto sobrecarrega o sistema, podendo levar ao transbordamento de poços de visita e até ao retorno de esgoto para dentro das residências. Isso acontece porque o sistema é projetado para receber apenas os efluentes domésticos, e não grandes volumes de água pluvial”, explica Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Sumaré.

A concessionária reforça que as águas pluviais devem ser direcionadas para as redes de drenagem ou sistemas de captação apropriados. “Quando a água da chuva é direcionada para a rede de esgoto, comprometemos a eficiência do sistema de coleta e tratamento, além de gerar transtornos para toda a comunidade”, completa a gerente.

Essas ligações inadequadas – muitas vezes feitas por desconhecimento da população – são proibidas por lei e podem gerar penalidades. O decreto estadual 5.916/75, válido para todo o Estado de São Paulo, determina que a água da chuva não pode ser lançada na rede de esgoto. Para evitar esse problema, os imóveis devem ter saídas separadas para esgoto e águas pluviais, garantindo o bom funcionamento do sistema.

A BRK reforça a importância da conscientização da população sobre o tema e segue monitorando as redes para minimizar impactos no sistema. Para dúvidas ou mais informações, a empresa disponibiliza seus canais de atendimento como Agência Virtual (www.minhabrk.com.br), o telefone 0800 771 0001 que funciona 24h por dia e o WhatsApp (11) 9 9988-0001, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h.