08 de agosto de 2025
Em uma viagem imersiva pelo ciclo da água, os estudantes conhecem todas as etapas - da captação até a chegada às torneiras dos imóveis – além dos processos de coleta e tratamento do esgoto, sem sair da sala de aula. Essa é a proposta do Portas Abertas 360°, programa da BRK que está sendo levado a escolas de Cachoeiro de Itapemirim como parte da programação da Caravana Biguá nas Escolas.
A iniciativa utiliza óculos de realidade virtual para apresentar, de forma interativa e inovadora, as etapas dos serviços de saneamento. Os estudantes acompanham virtualmente o caminho da água até seus imóveis e entendem como funciona o processo de coleta e tratamento do esgoto.
No dia 05 de agosto, a ação foi realizada na EMEB Anacleto Ramos, no bairro Ferroviários. A atividade faz parte da 14ª edição do Prêmio Biguá de Sustentabilidade e que neste ano deve alcançar mais de 600 alunos em cinco instituições de ensino.
Além de promover conhecimento técnico, o programa também busca despertar o senso de responsabilidade ambiental entre os estudantes.
“O Portas Abertas 360° utiliza a tecnologia como aliada para aproximar crianças, jovens e adultos dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. É uma experiência inclusiva e educativa que reforça a importância do saneamento para a qualidade de vida”, explica Milena Camporez, analista de comunicação e sustentabilidade da BRK em Cachoeiro.
Através dessa parceria é possível ampliar ainda mais o conhecimento e fortalecer o compromisso com a educação ambiental.