15 de Março de 2018

Comissão de Fiscalização e Vigilância Ambiental acompanham ações para evitar alterações no gosto e odor da água

Nos últimos dias, a BRK Ambiental intensificou as análises periódicas realizadas na água captada no rio Uruguai. O objetivo é acompanhar qualquer fenômeno que possa interferir no cheiro ou  gosto da água. A proliferação de algas no manancial tem registrado aumento devido às altas temperaturas e ao baixo nível do manancial que abastece o município.

Atualmente o rio atingiu níveis mais baixos do que os registrados em janeiro deste ano. Na última semana, integrantes da Comissão de Fiscalização de Obras do Município realizaram uma vistoria nas instalações da Estação de Tratamento de Água. Foram apresentados laudos técnicos e os procedimentos adotados para eliminar qualquer percepção que possa indicar gosto ou odor na água.

Entre os ajustes, dosagem de produtos como o Dióxido de Cloro, são algumas das práticas que foram intensificadas. Periodicamente, todos os relatórios de qualidade da água são encaminhados aos órgãos de fiscalização ambiental e de saúde. O tratamento da água em Uruguaiana atende rigorosamente todos os requisitos de potabilidade do Ministério da Saúde e não oferece risco qualquer à saúde da população.

Ainda assim, caso o morador sinta mudanças no gosto ou no cheiro da água, pode entrar em contato por meio dos canais de atendimento da empresa: 0800 771 0001, site ou direto na loja de atendimento ( Flores da Cunha, 1516, de segunda a sexta-feira das 8h ás 17h, sem fechar ao meio dia) e solicitar o Laboratório Móvel para fazer análise da água. O serviço é gratuito.