13 de Outubro de 2017
Em um estado como o Pará, que constantemente registra altas temperaturas, é comum as pessoas extrapolarem o consumo de água tomando mais banhos por dia, lavando a casa com uma frequência maior e irrigando o jardim por mais tempo, atitudes que acabam levando ao desperdício.
Mas nem tudo está perdido: vistoriar instalações de água em casa, reutilizá-la em outras atividades e mudar alguns hábitos ajudam o consumidor a realizar suas atividades e ainda contribuir para o meio ambiente. Veja algumas orientações para o consumo consciente de água:
Banho tomado, consciência limpa
Vários banhos tomados ao dia podem ter seu tempo e consumo reduzidos se bem administrados. Uma ducha de 15 minutos com o registro aberto gasta, em média, 135 litros de água, enquanto que reduzir esse tempo para 5 minutos e desligar a água do chuveiro enquanto se ensaboa reduz a média de consumo para 45 litros.
Tudo de uma vez só
Juntar roupas sujas suficientes para ocupar a capacidade total do tanque ou máquina de lavar e lava-las de uma só vez é também uma alternativa para o consumo consciente de água. É possível ainda aproveitar a água de enxague dessa lavagem para limpar a calçada, irrigar o jardim ou lavar o carro, por exemplo.
De olho nas instalações
Água correndo constantemente na privada, mofo nas paredes e hidrômetro contabilizando sem parar podem ser sinais de irregularidades nas instalações hidráulicas. Segue algumas dicas para a vistoria interna em sua residência
- Mofo nas paredes pode ser sinal de vazamento interno na residência. O teste ideal para confirmar a possível irregularidade é, com a caixa d’água cheia, fechar todas as saídas de água da casa e conferir se o hidrômetro continua contabilizando a passagem de água. Testes feitos logo cedo pela manhã são os mais indicados. Caso encontre um vazamento oculto, procure um profissional de sua confiança para reparar o vazamento. Após concluído o serviço, entre em contato com a BRK Ambiental pelo telefone 0800 6440 295 e agende uma vistoria com a equipe de manutenção.
- Ao fechar uma torneira, certifique-se de que ela não está pingando. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao longo de um ano o "pinga-pinga" de uma torneira desperdiça pelo menos 16 mil litros de água limpa e tratada.
- Verifique sempre se a válvula de descarga no banheiro está regulada ou precisa ser substituída
Dia do Consumo Consciente
O dia 15 de outubro foi instituído como Dia do Consumo Consciente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009. O objetivo da data, válida para todo o Brasil, é levar a população a refletir sobre os impactos de seu consumo excessivo para a sustentabilidade do planeta e a rever seus padrões de consumo.
A BRK Ambiental conscientiza a população para o consumo consciente de água por meio de orientações diretas aos moradores, palestras nas escolas e cursos profissionalizantes do Projeto Técnico Social da empresa, que alia conhecimento técnico para o mercado de trabalho e educação ambiental.
Para mais informações sobre esses e outros assuntos, entre em contato com os canais da BRK Ambiental: aplicativo disponível para download na Play Store e Apple Store, página oficial da concessionária no Facebook, pelo site brkambiental.com.br/para ou ainda pelo 0800 6440 295.