01 de Março de 2019
Situação se reflete no volume de água produzido, que em fevereiro foi o maior registrado pela concessionária desde 2014
A produção de água em Limeira segue em alta. Segundo acompanhamento da BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento da cidade, o volume produzido em fevereiro deste ano foi o maior, para o mesmo período, registrado pela empresa desde 2014, período anterior à crise hídrica. Se comparada ao mesmo mês de 2018, a produção está 3% acima.
A concessionária já havia sinalizado a tendência de alta no início do mês ao apontar que o consumo na primeira semana de fevereiro estava 8% acima do mesmo período de 2018.
Em dezembro de 2018 a situação não foi diferente e o volume produzido apresentou um crescimento de 20% se comparado à 2014. “Nota-se, principalmente nos meses mais quentes, uma recuperação do volume que deixou de ser consumido no passado pelos limeirenses. Os estímulos e campanhas realizados entre 2014 e 2015 promoveram uma mudança de comportamento que resultaram numa queda de consumo considerável, mas que não reflete o que temos registrado nos últimos meses”, afirma Mauro Neves, diretor regional da BRK Ambiental e responsável pela operação de Limeira.
Em 2018 a concessionária realizou campanha de conscientização para o consumo consciente ao observar uma tendência de retorno aos patamares de consumo do passado. Chamada de ‘Aquele um minuto que faz toda a diferença’, a ação trouxe exemplos de atividades simples do dia a dia em que se pode economizar água. Uma delas é o banho. Se todos os limeirenses economizarem um minuto de banho por dia é possível abastecer Limeira inteira por um mês. Spots com esse exemplo e outro que fala de lavagem de calçadas estão sendo veiculados nas principais rádios da cidade.
Em fevereiro deste ano a concessionária produziu 1.918.281 metros cúbicos de água para abastecer o município. No mesmo período de 2018, o volume foi de 1.857.744 metros cúbicos. Em janeiro, foram 2.177.091 metros cúbicos enquanto que no mesmo mês de 2018 esse volume foi de 1.857.744 metros cúbicos.
Ao consumir mais água, os clientes percebem reflexos nas contas mensais, em especial para aqueles que acabam mudando de faixa de cobrança. Um cliente que normalmente consome 10 mil litros de água por mês paga R$ 2,12 a cada mil litros de água. Já quem consome 15 mil litros, entra na segunda faixa de consumo, e o valor passa para R$ 2,91.
Na segunda quinzena de janeiro a concessionária registrou um aumento nos atendimentos de questionamento do valor da fatura e tem trabalhado para informar a população e tratar caso a caso. “A orientação para os clientes que notarem aumento excessivo de consumo apontado nas contas de água e esgoto é procurar pela concessionária. É importante que se faça a comparação não só com a conta do mês anterior, mas também com a fatura do mesmo período do ano anterior” reforça Neves.
Comparar o consumo com o mesmo período do ano anterior é uma forma de verificar se ele é mesmo atípico ou se está dentro do padrão. Isso porque aumentos e reduções sazonais das contas podem ocorrer de acordo com o período do ano, se mais quentes ou mais frios, férias, etc. essas mudanças podem afetar o volume de água consumida. No site da BRK Ambiental os clientes podem consultar o histórico de consumo de 2018.