Depois de 60 anos, Messias contará com primeira Estação de Tratamento de Água

Depois de 60 anos, Messias contará com primeira Estação de Tratamento de Água

Notícias Mar 13, 2023

Messias02

13 de Março de 2023

BRK construirá nova Estação de Tratamento de Água e realizará a reforma da Estação de Tratamento de Esgoto

Dando continuidade às obras de universalização dos serviços de água e esgoto, pela primeira vez, o município de Messias contará com uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para atender toda a população. O município também possui apenas 1% da população atendida com redes de esgoto e terá a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) reformada pela BRK.

As obras fazem parte do compromisso da concessionária em levar saneamento para toda Região Metropolitana de Maceió, aprimorar os serviços e acompanhar o crescimento da região. A BRK já prepara o projeto de construção da Estação de Tratamento de Água de Messias, que está sendo elaborado prevendo o crescimento populacional da região.

Atualmente, o município é abastecido pelas Captações Osório e Souza, operados pela Companha de Saneamento de Alagoas (Casal), e por uma captação operada pela prefeitura do município que atende parte da região. Cerca de 18 mil habitantes serão beneficiados pelos novos sistemas a serem implantados pela BRK.

“Messias é um município de 60 anos, mas que não tem uma Estação de Tratamento de Água completa. Atualmente, o abastecimento do município acontece por algumas captações e unidade de tratamento simplificada, que já não atendem à população. A construção dessa Estação de Água será um ganho enorme para todos”, explicou o gerente de engenharia da concessionária, Heitor Rezende.

Também está prevista a reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que atualmente só contempla 1% da população. Para que a universalização do serviço de esgoto também aconteça (seguindo o item contratual do IUE – Índice de Universalização de Esgoto), a BRK realizará ainda a expansão da rede de coleta de esgoto.

Desde o início da operação, já foram reparados mais de 235 vazamentos no município, evitando uma perda de água equivalente ao volume de 120 piscinas olímpicas. Além disso, a BRK já enviou mais de cem carros pipas para atender a população, o que equivale a quase 2.800 caixas d'água.

Com o acesso aos serviços de água e esgoto tratados, os moradores têm garantia de saúde, reduzindo os riscos de contágio por doenças, melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na saúde infantil com redução da mortalidade, melhorias na educação e na valorização dos imóveis.

Texto: Roberta Meyce