09 de Setembro de 2019
Nos últimos três anos, em média 7 toneladas de lixo foram retiradas anualmente das estações de tratamento de esgoto e elevatórias de esgoto da cidade
No Brasil, a rede coletora de esgotos foi projetada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólidos e um dos maiores desafios enfrentados durante a prestação do Serviço Público de Esgotamento Sanitário em Santa Gertrudes, é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais.
Para manter o bom funcionamento dos sistemas de coleta, afastamento e tratamento de esgotos gerados diariamente nas residências a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Santa Gertrudes, realiza periodicamente manutenções preventivas e corretivas. Mensalmente, com base nos serviços realizados este ano, são realizadas, em média, 11 desentupimentos nas redes e 18 nas ligações de esgoto. Além disso, só este ano, já foram 26 reparos nas redes e ligações. No ano passado, foram 300 desentupimentos nas redes e ligações de esgoto e 57 reparos nas redes e ligações realizados no total.
Durante essas atividades são rotineiramente encontrados, dentro das tubulações, materiais estranhos tais como restos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos, etc) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos, etc.) que ocasionam a obstrução da rede.
Além disso, outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente óleo e gordura. Estes materiais, enquanto estão quentes se apresentam em forma bem líquida o que, pode dar a falsa impressão de não ser problema; porém, assim que esfriam se solidificam de forma muito intensa e podem se fixar nos canos e causar a completa obstrução da tubulação sendo necessária, às vezes, a substituição da mesma.
A rede coletora de esgoto é responsável por coletar, afastar e transportar os efluentes gerados nas residências, escolas, comércios e indústrias por meio de tubulações dimensionadas para tal finalidade, ou seja, apenas esgotos provenientes de banheiros, pias e lavanderias (tanques).
“Ao despejar lixo ou então água de chuva na rede de esgoto, ocorre a obstrução da tubulação e isso gera um transtorno para os clientes e um dano ao meio ambiente”, explica Rogério Lima gerente de operações da BRK Ambiental em Santa Gertrudes.
Conscientização
Considerando que o Brasil conta ainda com cerca de 50% apenas de sua população com acesso ao serviço de tratamento de esgoto, é grande a necessidade de conscientizar e orientar o cidadão para o correto uso do sistema de esgotamento sanitário.
Pensando nisso, a BRK Ambiental de Santa Gertrudes realiza desde janeiro inspeções em ligações domiciliares de esgoto com o objetivo de verificar se há irregularidades. Esse trabalho já ocorreu no Parque Jequitibás, no Centro e nas imediações. A ação é necessária para a correta separação entre os lançamentos de esgoto e água de chuva das residências. O esgoto deve ser encaminhado à rede coletora que levará o efluente para a estação de tratamento de esgoto, onde será tratado. Já a água da chuva, deve ser direcionada para os sistemas de coleta de águas pluviais tendo como destino os rios e córregos mais próximos.
Lixo que chega às estações
Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das estações elevatórias (EEEs) e de estações tratamento de esgoto (ETEs) da cidade. “Nos últimos três anos, foram coletados em média 7 toneladas de lixo por ano. É uma média de 700kg por mês recolhidos ao realizar a limpeza”, explica Lima.
“Em Santa Gertrudes, há seis anos o serviço de coleta e tratamento de esgoto é universalizado em toda a área urbana. Com a operação da estação de tratamento de esgoto e das estações elevatórias de esgoto, 7 milhões de metros cúbicos de esgoto deixaram de ser despejados nos córregos e ribeirões da cidade, porém para a efetiva despoluição dos rios é fundamental a mudança de hábitos com a participação da população em relação à destinação adequada dos resíduos sólidos. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida”, ressalta o gerente.
O sistema de esgotamento do município foi concebido considerando o sistema separador absoluto, ou seja, a rede de esgoto deve receber apenas esgoto doméstico, e não está dimensionado para receber águas provenientes das chuvas. As águas pluviais além de carregarem lixo, trazem para rede coletora uma quantidade excessiva de areia, gerando impacto direto na operação e tratamento dos esgotos.
A BRK Ambiental Santa Gertrudes mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24hs/dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.
Para estas situações a Concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:
- via call-center (0800-771-0001);
- site www.brkambiental.com.br
- Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS.
Outra forma de entrar em contato com a Concessionária é por meio do atendimento presencial realizado no Loja de Atendimento, localizada Rua 2, 684, Centro, de segunda a sexta feira das 9h às 16hs.