O Dia do Químico é celebrado neste domingo, dia 18 de junho, uma data dedicada aos profissionais que desempenham um papel crucial na garantia da qualidade de diversos produtos essenciais para o dia a dia. Eles desempenham um papel crucial no setor de saneamento, assegurando que a água que chega às torneiras da população esteja dentro dos padrões de potabilidade e que o esgoto tratado atenda aos requisitos exigidos pelos órgãos reguladores. A BRK, concessionária de água e esgoto de Santa Gertrudes, destaca a importância desses especialistas na garantia da qualidade dos serviços prestados.
Em busca da eficiência dos serviços oferecidos à população, esses profissionais realizam mais de 6 mil análises mensais para garantir a qualidade da água. Esse monitoramento abrange a Estação de Tratamento de Água (ETA), o sistema de distribuição e a captação. Além disso, são conduzidas cerca de 28 análises mensais de esgoto, considerando o monitoramento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade e no corpo hídrico. Essas ações são fundamentais para assegurar a excelência dos serviços de saneamento.
Os profissionais de Química desempenham diversas atividades na área de saneamento, incluindo a operação de tratamento de água e efluentes, ensaios físico-químicos em laboratório e apoio ao sistema de compras de produtos. Sua expertise é fundamental para influenciar positivamente o tratamento da água e do esgoto, garantindo o cumprimento dos parâmetros legais e melhorando a qualidade de vida das pessoas, ao mesmo tempo em que minimizam os impactos ambientais.
Além disso, os químicos desempenham um papel importante na pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias e métodos de tratamento, buscando constantemente aprimorar os processos existentes e encontrar soluções mais eficientes e sustentáveis.
“Nós, profissionais da química atuantes no saneamento, transformamos a matéria, ou seja, a água bruta em um produto de qualidade com os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, e o esgoto em um efluente descartado que não causará danos aos rios e ao meio ambiente. O resultado da atuação do químico nos processos de tratamento de água e de esgoto, é a garantia ao acesso a água potável de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto sem impacto ambiental, levando saneamento para muito além do básico”, afirma Matheus de Lima, com formação na área e que atua na operação de água e esgoto da BRK em Santa Gertrudes.
Vale destacar que a população pode acompanhar os resultados das análises mensais feitas pela própria concessionária e por laboratórios terceirizados em relatórios disponibilizados para consulta no site www.brkambiental.com.br/santa-gertrudes. A BRK também distribui anualmente em todos os imóveis do município um relatório anual de qualidade da água em que são divulgados os resultados das análises de potabilidade realizados sempre no ano anterior. O relatório referente a 2022 já foi entregue aos clientes.