DIA MUNDIAL DA ÁGUA: Não há vida sem água

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: Não há vida sem água

Notícias Mar 19, 2025

Caçador Online webbanner_caçador
A água está presente em tudo: no céu, no ar, no solo e em todos os seres vivos e é vital na existência de cada um deles. A frase “não há vida sem água” não é um slogan, mas sim a real constatação de que, sem ela, nada em nosso entorno existe.

Habitualmente, damos importância para a água somente quando ela não surge na torneira. Porém, ela é fundamental em outros aspectos sociais e econômicos, como na indústria e na agricultura. Afinal, as plantações de alimentos dependem do uso desse recurso natural para crescerem saudáveis e, nas indústrias, ela é utilizada em diversos processos produtivos e ajuda a gerar insumos que serão usados nas atividades. Em outras palavras: se a água um dia desaparecer, tudo também irá sumir.

Apesar de a Terra ser coberta por água, digna de receber o apelido “Planeta Azul”, apenas cerca de 3% são doce e potável, sendo que, somente ela é capaz de servir ao funcionamento da agricultura (70% da água doce é usada para atividades agrícolas), da indústria e de todos nós.

Portanto, além dos problemas de distribuição, a escassez é um problema real, já que o ciclo da água vem sendo afetado por diversos fatores, como poluição, assoreamento, mudanças climáticas e desperdício. A importância do Dia Mundial da Água, comemorado nesse 22 de março, está justamente na conscientização ambiental e na educação da população para um consumo consciente.

Você sabia que nós, brasileiros, consumimos em média 154 litros de água por dia, 44 litros a mais do que a ONU indica como necessário para atender às necessidades básicas das pessoas?

Sabemos a importância da água em nossa vida e como ela é necessária para a sobrevivência dos seres vivos. Para que não falte água no futuro, é essencial que algumas atitudes conscientes sejam colocadas em prática. Conheça algumas delas:

  1. na natureza, evite poluir lagos ou rios;
  2. em casa, evite o desperdício de água potável e tente utilizar fontes de reuso (água da chuva, da máquina de lavar) sempre que possível;
  3. não descarte óleo de cozinha pelo ralo. Um litro de óleo é capaz de poluir até 20 mil litros de água potável;
  4. na mesma linha, evite o descarte de medicamentos vencidos em vasos sanitários, que podem prejudicar severamente a fauna aquática;
  5. verifique sempre as condições do seu encanamento para que não haja vazamentos e desperdício de água potável;
  6. as crianças precisam, desde cedo, serem orientadas a como agir. Promova a educação ambiental em sua casa.

Estas são ações simples e que fazem parte da rotina das pessoas, mas que se deixarem de ser praticadas, causam prejuízos ao meio ambiente.

Venha conhecer a ETA Caçador

Escolas, empresas e demais instituições que desejarem agendar uma visita na Estação de Tratamento de Água – ETA Caçador, basta fazer contato com a BRK por meio do e-mail portasabertascdr@brkambiental.com.br.