03 de Junho de 2022
Data reforça a importância da preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais
No próximo domingo, 05 de junho, é comemorado o dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, com o objetivo de relembrar as pessoas da necessidade de preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais.
Neste ano, o tema lançado pela ONU para a Semana do Meio Ambiente é “Uma Só Terra” e tem como foco a vida sustentável em harmonia com a natureza.
A preservação ambiental é fundamental para a sobrevivência das futuras gerações e a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Rio Claro, destaca a importância do trabalho realizado voltado às questões ambientais que ligadas aos avanços dos indicadores de saneamento transformam e impactam na qualidade de vida e saúde da população.
Assim, como parte das ações em celebração a data, entre os dias 06 e 08 de junho, acontecerá, de forma online e gratuita, a primeira edição do evento “Uma Só Terra”, realizado pela startup Sustainable Development & Water For All - SDW, com o apoio da BRK.
Com o objetivo de envolver, sensibilizar e alertar o público sobre os problemas atuais, as conversas e trocas dessa ação irão tratar da Agenda 2030, que busca trazer mais dignidade e qualidade de vida para gerações futuras. As inscrições para participar do evento podem ser feitas por meio do link: https://lnkd.in/dPRP9cyX.
Outra iniciativa em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente em que a BRK participará neste ano, é a ação que acontece entre os dias 03 e 05 de junho na FEENA (Floresta Estadual Edmundo Navarro) em Rio Claro.
No evento, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a concessionária estará presente com uma exposição que apresenta o Museu dos Encanadores; uma estrutura montada a partir de objetos inusitados encontrados no sistema de coleta de esgoto de Rio Claro com o intuito de sensibilizar a população quanto ao não descarte de lixo nas redes de esgoto.
A BRK também leva para a ação óculos 3D que permitem a realização de visitas virtuais na estação de tratamento de esgoto Jardim Novo, demonstrando todo o processo de trabalho adotado na maior estação em operação no município, além de distribuir materiais gráficos educativos destacando temas relacionados ao correto funcionamento do sistema de esgotamento sanitário da cidade.
E o saneamento básico também está ligado à preservação do meio ambiente. A relação entre ambos demonstra a necessidade de promover transformações e a necessidade de se viver de forma sustentável, com consciência e responsabilidade socioambiental, capaz de valorizar a importância dos córregos, rios e cursos d’água.
A cidade de Rio Claro conta com uma estrutura de 832 quilômetros de redes de esgoto. Por dia, cerca de 45 milhões de litros de esgoto são tratados no município.
“A realização dos serviços de saneamento está diretamente ligada à proteção do meio ambiente e à melhor qualidade de vida das pessoas. Quando coletamos, afastamos e tratamos o esgoto, além da proteção à água e saúde, também estamos protegendo toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos e nascentes que são até mesmo reestabelecidas. O mesmo ocorre com os animais que vivem nessas regiões, assim levamos o saneamento para além do básico”, destaca Alexandre Leite, responsável pela área de Operações da BRK em Rio Claro.
O gerente da concessionária também antecipa que a BRK formalizará uma parceria de pesquisa acadêmica com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) na busca por soluções sustentáveis para o lodo gerado no processo de tratamento de esgoto do município. Os detalhes desse convênio serão anunciados durante a Semana Mundial do Meio Ambiente.