25 de Janeiro de 2018
Melhorias irão auxiliar na distribuição de água e reduzir perdas no sistema
Com cerca de 5 metros de profundidade e 90 metros quadrados de área construída, o complexo que irá abrigar as bombas destinadas para o sistema de distribuição de água para a cidade está em fase de estruturação. As obras ocorrem dentro da Estação de Tratamento de Água, localizada no centro, e tiveram início mês passado.
O investimento na ordem de R$ 1,5 milhão faz parte de uma série de ações do Programa de Redução e Controle de Perdas de Água da BRK Ambiental em Uruguaiana. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até fevereiro.
“Nessa estrutura serão implantadas sete conjuntos moto-bomba que irão recalcar água tratada para diferentes reservatórios situados em pontos estratégicos nos setores de abastecimento a serem concluídos”, explica o engenheiro Luis Palini.
Com essa melhoria, cada região da cidade terá um centro de distribuição de água. “Entre as vantagens, teremos um melhor controle operacional em caso de qualquer eventualidade, como o controle de vazamentos, melhor gerenciamento na vazão e pressão da água nas redes e troca de materiais do sistema sem causar impactos no abastecimento de várias regiões ao mesmo tempo”, afirma Helder Dantas, diretor da concessionária.
Os investimentos feitos fazem parte do Programa de Controle e Redução de Perdas de Água. Todo o projeto é desenvolvido baseado nas práticas recomendadas pelo IWA (The International Water Association), organização internacional que desenvolve pesquisas e soluções para o gerenciamento da água.
“O escopo do Programa de Redução e Controle de Perdas busca assegurar a regularidade no fornecimento de água para a população e, principalmente, contribuir com a conservação do Rio Uruguai”, pontua Dantas.