30 de Abril de 2018
Os sistemas de tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto em Gurupi foram o foco de um trabalho realizado pelo Conselho Municipal de Saneamento de Gurupi, grupo responsável por discutir e formular políticas para o desenvolvimento do saneamento básico na cidade. Em parceria com a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços, membros do conselho visitaram estações para conhecer os processos de tratamento e tirar dúvidas.
Composto por membros de universidades, órgãos de meio ambiente e de secretarias municipais, o grupo recebeu orientações de técnicos da concessionária e pode observar etapas dos processos de tratamento de água e esgoto. Para Diego Rocha, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ocasião foi essencial. “Estamos em meio ao processo de revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto e, com esta visita, tivemos novas informações para realizar o trabalho”, explica.
Rocha ainda pontua que as ocasiões de interação com a concessionária têm se mostrado importantes para a boa execução dos serviços em Gurupi. “Essa interação se traduz de diversas maneiras, desde a abertura para busca de informações até a contribuição em trabalhos acadêmicos”, pontua.
O conselho municipal é composto por Grasiele Soares Cavallini (Universidade Federal do Tocantins – UFT), Diego Rocha (Prefeitura Municipal – Meio Ambiente), Fabiano Fagundes (Centro Universitário de Gurupi – UNIRG), Daltro de Deus Pereira (Prefeitura Municipal - Posturas), Fabrício Silva Camargo (Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins), Katiani Bezerra (Prefeitura Municipal - Meio Ambiente), Gabriel Bernardes Costa (Prefeitura Municipal - Infraestrutura).