30 de novembro de 2022
Aliando aprendizado com interatividade e diversão, parceria entre a concessionária e Secretaria de Educação levou formação cidadã para a sala de aula
Novembro é um mês em que são comemoradas algumas datas importantes para o saneamento. É o caso do Dia Nacional pela Universalização do Saneamento, celebrado em 11/11, do Dia Mundial do Saneamento, em 19/11, e do Dia do Rio, comemorado em 24/11. E o penúltimo mês do ano também foi muito importante para levar conhecimento sobre saneamento para estudantes da rede de ensino de Macaé. E o melhor: aliando o aprendizado com a interatividade, a arte e a diversão, com o objetivo colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e de multiplicadores destas informações para além dos muros escolares.
A grande novidade foi o “Cineminha BRK”, realizado na Escola Estadual Municipalizada Nosso Senhor dos Passos, no Botafogo, levando informação de forma lúdica para 75 alunos da unidade. O novo projeto, iniciado no mês em que se comemora o Dia Nacional do Cinema Brasileiro (5 de novembro), reproduz uma sessão real de cinema, com duração 40 minutos a uma hora, em que é realizada a exibição de filmes, com direito a pipoca e refrigerante.
- A educação e a arte são grandes aliadas no processo de aprendizado sobre o ciclo do saneamento. E os programas realizados pela BRK ajudam a levar essa informação ao público desde a infância, contribuindo na formação cidadã dos alunos. São as futuras gerações sendo preparadas para auxiliar neste esforço conjunto pela saúde e a preservação ambiental que envolve não só a BRK, mas a todos nós – explica o diretor da BRK Macaé, Ricardo Santiago.
A ação educativa “Vilões do Esgoto” passou pela Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo, no Parque Aeroporto. Lá, 174 alunos participaram de uma aula diferente, interagindo com curiosos personagens, como a “Bete Cotonete”, o “Bolinha Óleo de Cozinha”, o “Durval Fio Dental” e o “João Algodão”. Tudo para destacar o papel fundamental do saneamento na preservação do meio ambiente e na promoção da saúde, mostrando que o aprendizado sobre o tratamento de esgoto pode ser muito divertido.
Já os alunos da Escola Criarte, no Sol y Mar, foram até a unidade da BRK em Rio das Ostras para participar do Programa Portas Abertas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Marilea. Além de assistirem a uma apresentação para mostrar que todos nós temos um papel que reflete diretamente no ciclo do saneamento, eles puderam acompanhar de perto a rotina que estão incluídas no processo de tratamento de esgoto antes do retorno ao meio ambiente.
Os estudantes do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro, e do Colégio Estadual Visconde do Araújo, localizado no bairro de mesmo nome, também puderam conhecer mais sobre as etapas desde a coleta até o tratamento do esgoto, mas de uma maneira diferente. Isso porque a BRK é que foi até às escolas, levando conhecimento sobre saneamento para os alunos em aulas temáticas.
Para participação nos programas promovidos pela BRK, os representantes das escolas podem entrar em contato pelo telefone (22) 99878-0023 ou pelo e-mail plantaosocialmacae@brkambiental.com.br. Não há custos para as instituições que desejarem realizar as atividades, mas é necessário fazer agendamento.