29 de Novembro de 2018
A BRK Ambiental realizou no último sábado (24), o Encontro de Agentes Ambientais, voltado moradores dos bairros do entorno do Córrego Coramara, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) e da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares (Fammopoci).
O objetivo do encontro, realizado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Jardim Itapemirim, foi sensibilizar os moradores sobre a importância da preservação dos recursos naturais, orientar sobre funcionamento e benefícios do sistema de esgotamento sanitário e trazer como reflexão a necessidade de manter o córrego limpo, para que o serviço de esgotamento implementado na região continue sendo de qualidade.
O engenheiro e coordenador Operacional da BRK Ambiental, Felipe Silveira, e a diretora técnica da Agersa, Tatiana Pirovani, abordaram no encontro o tema esgotamento sanitário e meio ambiente. E o biólogo Paulo Roberto Arantes, explanou sobre os riscos de contaminação por água não tratada, além do compromisso que temos em cuidar do ambiente onde estamos inseridos, uma vez que somos um agente modificador do meio ambiente.
De acordo com a diretora técnica da Agersa, os moradores puderam entender melhor a situação da região a partir de um levantamento que mostrou o panorama do sistema de coleta e tratamento de esgoto, apontando o que já está disponível para a população e as dificuldades para o pleno funcionamento do serviço. Percebemos que à medida que a gente esclarece as questões específicas do bairro há um ganho no sentido de colaboração. Os moradores foram muito prestativos e se disponibilizaram, até mesmo, para compartilhar informações para sensibilizar seus vizinhos", conta.
Alexandre de Almeida, morador do bairro Jardim Itapemirim, participou do encontro e enfatizou que foi uma oportunidade para que a população e BRK Ambiental também pudessem conversar melhor sobre as demandas do bairro. "Os presentes falaram sobre questões atuais e houve bastante interação: os moradores perguntaram e a empresa respondeu. Acredito que vai nos ajudar a manter o córrego limpo, já que sabemos que parte das dificuldades do saneamento é responsabilidade da população", pontua.
Aldenir Carvalho Rosa, residente no bairro Boa Esperança, ressaltou que ficou muito clara a importância da colaboração da população para que trabalhos como o Encontro de Agentes Ambientais obtenham sucesso. "Gostei muito do encontro, tudo foi muito esclarecedor. Com a população bem informada, a gente pode, sim, melhorar muito a nossa região", finalizou.