Encontro sobre saneamento com BRK Ambiental e Instituto Trata Brasil discute perspectivas para o futuro

Encontro sobre saneamento com BRK Ambiental e Instituto Trata Brasil discute perspectivas para o futuro

Notícias Aug 29, 2019 brk ambiental saneamento tecnologia

27 de agosto de 2019

 

Ocorreu na manhã desta terça-feira (27), em Palmas, o encontro técnico "Tecnologias do Saneamento". O evento reuniu representantes da BRK Ambiental, Instituto Trata Brasil, Naturatins e Fundação Municipal de Meio Ambiente. Na ocasião foram discutidas perspectivas para os avanços dos serviços de saneamento.

Durante o evento, importantes dados sobre saneamento foram apresentados. O destaque é para o acesso a esses serviços de saneamento básico. No Brasil, quase 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada. E mais de 100 milhões não tem acesso aos serviços de coleta de esgoto. Palmas vive uma realidade diferente.

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento no município atende cerca de 90% com coleta e trata 100% do esgoto coletado. Já alcançando a meta de universalização contratual e buscando ampliar ainda mais esse número com novos investimentos. O presidente da concessionária, Thadeu Pinto, explica que a empresa tem um compromisso com a inovação.

"A BRK Ambiental tem o objetivo de atuar com qualidade tecnológica, trazendo para Palmas novidades no setor de saneamento. Até 2025 serão investidos quase 1,4 bilhões de reais pela BRK Ambiental no Estado do Tocantins. Grande parte desse investimento será na implantação de uma nova estação de tratamento de esgoto na região sul da capital, e na ampliação da estação de tratamento de água, aumentando a capacidade de produção.

O presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, contou que essa foi uma oportunidade importante de debater esse assunto. "O Brasil não avança em saneamento porque hoje em dia é mais viável discutir inovação tecnológica, o saneamento acaba ficando em segundo plano", explica Édison.

Os representantes do Naturatins e da Fundação Municipal de Meio Ambiente, puderam conhecer os processos usados no tratamento de água e esgoto pela concessionária. Eles também sanaram dúvidas com equipes da BRK Ambiental.

Os engenheiros Gilson Merli, Dalton Cardoso e Sebastião Noleto, deram exemplos práticos de técnicas de saneamento utilizadas pela BRK Ambiental, entre elas a tecnologia Holandesa NEREDA, que tem proporcionado evoluções no setor do saneamento todo o mundo, através do aprimoramento e na progresso no tratamento de esgoto.