Estratégia ESG

O saneamento tem alto impacto ESG (sigla em inglês para as diretrizes Ambiental, Social e Governança). Nosso negócio produz efeitos positivos diretos sobre o meio ambiente, a inclusão social e envolve a prática de governança para garantir a sustentabilidade das concessões. 

A Estratégia ESG da BRK está estruturada com foco na construção de um modelo de negócio resiliente. Avançamos desde 2017 mediante uma Estratégia robusta e com metas bem definidas e iniciativas transformadoras. 

Nosso Relatório ESG, publicado pela primeira vez em 2018, vem sendo elaborado em sintonia com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e SASB (Sustainability Accounting Standards Board). Nele, damos transparência a nossa Estratégia ESG, iniciativas e resultados consistentes. 

 

Ambiental

  • Mudanças climáticas e eficiência energética: Nos comprometemos em zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) até 2040. De forma a garantir a jornada até o Net Zero, estabelecemos metas de controle intermediárias de 10% de redução até 2025 e 30% até 2030.

    Para alcançar as metas, estabelecemos um portfólio de projetos de mitigação que se dividem em quatro grupos principais:

    1) Estações de tratamento de esgoto eficientes, com potencial de abatimento de 90% das emissões;
    2) Secadores solares de lodo;
    3) Queimadores de biogás;
    4) Autogeração de energia elétrica com fontes renováveis.

    Em eficiência energética, estabelecemos, ainda em 2019, a meta de consumo de energia com fontes renováveis de 50% até 2021. Em razão da implantação de plantas de autogeração de energia fotovoltaica e da compra de energia renovável no Mercado Livre, superamos esse desafio, atingindo 54% de consumo dessa eletricidade em 2021. Estabelecemos uma nova meta de 70% de consumo de energia elétrica a partir de fontes renováveis até 2030. Em nossa estratégia energética, a Agenda ESG é uma jornada que nos motiva e nos desafia em nosso dia a dia. 
  • Segurança Hídrica e Perdas: Nosso programa de segurança hídrica e combate às perdas permitiu que, entre 2017 e 2021, evitássemos o desperdício de 21 bilhões de litros de água. Nosso modelo de atuação pautado em programas inovadores para identificação e reparo de vazamentos e renovação e substituição de redes vem reduzindo, anualmente, as perdas de água e, para garantir a efetividade dessa jornada, nos comprometemos com a meta de 28% de perdas até 2030. O nosso modelo para mapear todo o sistema de abastecimento nos municípios que atendemos, abrangendo desde a captação até a distribuição aos clientes, permite identificar riscos e fragilidades e subsidia a priorização de investimentos e planos de ação para oferecer água de qualidade e com segurança à população. 

 

Social 

  • Projetos sociais: Temos uma plataforma de investimento social com projetos replicados nacionalmente nos mais de 100 municípios em que estamos presentes. Um exemplo recente é o “Water Credit”, desenvolvido em parceria com a ONG Water.org, para a promoção de microcrédito para famílias baixa renda terem banheiro e se conectarem à rede de água e esgoto. O projeto já impactou mais de 3.600 famílias em quatro estados.
  • Diversidade e inclusão: O movimento DiversifiK promove a diversidade e a inclusão em nossa companhia. Está estruturado em um comitê colegiado, que reúne nossos líderes, e quatro grupos de trabalho dedicados: Gênero, Raça, LGBTQ+ e PCDs. Estabelecemos metas claras  para seguir fazendo da BRK uma empresa ainda mais diversa e inclusiva. Assim, nos comprometemos com 40% de mulheres em posições de liderança até 2024. Promovemos a equidade racial através de programas de aceleração de carreira e estabelecemos a meta de 40% de autodeclarados pretos ou pardos em posições de liderança até 2025. 

 

Governança 

  • Somos signatários do Pacto Global da ONU e membros do conselho orientador no Brasil (Rede Brasil do Pacto Global) desde 2017. Aderimos aos princípios de empoderamento feminino (WEPs) da ONU Mulheres e usamos suas diretrizes para nortear nosso programa de equidade de gênero.
  • Nosso Programa de Compliance treinou 100% dos funcionários em processos e diretrizes de ética e integridade. Foram executados cerca de 15 mil testes de monitoramento e duas mil due diligence de terceira parte. 
  • Somos uma empresa certificada pela ISO 37.001 (Sistemas de Gestão Antissuborno) e dispomos do Selo Pró-Ética, iniciativa da Controlaria Geral da União em parceria com o Instituto ETHOS.
  • Cumprimos os critérios SOX e nossas práticas de governança atendem aos melhores padrões de mercado.  
  • Em 2021 consolidamos o processo de gestão de riscos fundamentada nos princípios e diretrizes do COSO ERM e criamos uma área dedicada e integrada à estrutura de ESG. Com isso, fortalecemos nossa Estratégia ESG com forte viés para a gestão de riscos.

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK DA SUA CIDADE