Alunos conhecem na prática etapas importantes sobre o tratamento de efluentes.
Mais de 20 estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Civil e Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram de uma visita técnica, na última na sexta-feira (04), para conhecer as estruturas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Caçadores, um dos ativos da BRK Alagoas, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário da Região Metropolitana de Maceió. Durante a visita, os alunos da Ufal puderam conhecer de perto todas as etapas dos processos de tratamento de efluentes, que garantem a retirada dos poluentes de forma eficaz e permitem a devolução correta dos recursos hídricos ao meio ambiente.
De acordo com Luciano Barbosa, professor da Ufal, a atividade proporcionou aos estudantes um conhecimento para além da sala de aula e dos livros acadêmicos.
“Nesse momento de saída do isolamento social, é a primeira vez que alguns alunos estão tendo a oportunidade de participar de uma visita técnica do curso, que, devido à pandemia, foi impossibilitada. É importante para eles terem essa experiência prática, além de ouvir os relatos de profissionais que atuam diariamente neste trabalho. É uma ação inovadora, que traz ainda mais motivação para os alunos”, relata.
A ETE Caçadores está em operação e recebe o esgoto de alguns dos bairros atendidos na Região Metropolitana de Maceió. Ela é operada pela BRK e tem capacidade para tratar 238 litros de efluente por segundo.
Sayonara Esther, aluna do 5° período de Engenharia Química, conta que a visita é importante para o desenvolvimento profissional, permitindo, inclusive, um melhor direcionamento sobre a escolha da área de atuação. “A visita nos norteia para o campo profissional. A estação é um excelente espaço para que os cursos de Engenharia possam desenvolver, cada vez mais, atividades práticas que nos ajudem a ter uma visão mais ampla sobre o campo de atuação. A BRK, nesse aspecto, se torna uma parceira perfeita nesta missão”, destacou.
Entre os assuntos abordados na visita, estavam preservação de meio ambiente, uso de equipamentos de proteção individual (EPI) em ambientes de trabalho, descarte de resíduos sólidos e etc.
Felipe Guimarães, gerente de Comunicação e Sustentabilidade, explica que as visitas guiadas fazem parte das atividades do setor de Sustentabilidade, que permitem disseminar conteúdos importantes sobre o saneamento para agentes de transformação.
“Ações como esta são uma prática da concessionária como forma de impactar positivamente a vida das pessoas através da educação ambiental. Estas programações são sempre realizadas para que possamos, cada vez mais, atingir públicos diversos e mostrar na prática a importância de cada atitude na preservação do meio ambiente. Com pequenas mudanças de hábito, inovação, tecnologia e criatividade conseguiremos, juntos, mudar as realidades”, afirmou Guimarães.
Para Andressa Karyne, analista de Operação da BRK, que direcionou a visita dos estudantes, ter a oportunidade de mostrar a importância do setor do saneamento e a seriedade do nosso trabalho para a sociedade é um prazer enorme. “Compartilhar informações sobre os processos operacionais e promover a conscientização ambiental transformam esses alunos em multiplicadores do conhecimento e, de certa maneira, inspiram os futuros profissionais que em breve entrarão no mercado de trabalho. Isso nos dá motivação para fazer mais.”, finalizou Andressa.
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Caçadores, está localizada em uma área por trás do Eixo Quartel, no Farol, beneficiando cerca de 120 mil pessoas dos bairros Farol, Gruta de Lourdes, Pitanguinha, Canaã, Jardim Petrópolis e Santo Amaro.
Texto: Larissa Martins*
*Estagiária sob supervisão