Feira de Ciências de Macaé terá experiência de realidade virtual

Feira de Ciências de Macaé terá experiência de realidade virtual

Notícias Oct 25, 2019

Projeto Portas Abertas 360° levará o tema saneamento ao evento de educação promovido na Cidade Universitária

21 de outubro de 2019

Os visitantes que forem a VI Feira das Ciências de Macaé (Fecimac) e a Feira de Ciências da UFRJ, que acontecem nesta terça-feira (22), além dos trabalhos de estudantes da rede municipal de ensino e dos universitários, vão poder passar por uma experiência de realidade virtual. Trata-se do projeto “Portas Abertas 360°”, promovido pela BRK Ambiental em parceria com a Prefeitura Municipal especialmente para o evento, e que tratará a importância do saneamento de uma forma bastante diferente. 

Através do “Portas Abertas 360°”, os grupos que forem a Feira das Ciências de Macaé vão poder acompanhar como funciona todo processo de coleta e tratamento de esgoto. Para isso, serão transportados a uma Estação de Tratamento, onde por meio de experiências interativas e sensoriais, vão acompanhar as etapas que envolvem o trabalho realizado pela BRK Ambiental.   

O programa

O “Portas Abertas 360°” trata-se de uma nova versão especial do programa de visitação “Portas Abertas” realizado pela BRK Ambiental em Macaé, em especial aos estudantes. Nas visitas, eles passam por palestras e caminhadas por um circuito na Estação de Tratamento do Mutum. Desta forma, conhecem mais sobre a operação do sistema de esgotamento sanitário e acompanham de perto o processo de coleta e tratamento de esgoto.

- A Parceria Público-Privada entre a Prefeitura e a BRK Ambiental tem levado obras a vários bairros de Macaé, mas queremos ir além, ampliando o alcance das ações sociais. São iniciativas como essas que, aliadas a campanhas de conscientização, fazem com que o ciclo do saneamento, que envolve a todos nós, funcione de forma efetiva – disse o diretor da BRK Ambiental, Sergio Trentini.

Feiras  

A VI Feira das Ciências de Macaé (Fecimac) e a Feira de Ciências da UFRJ serão realizadas na Cidade Universitária, das 9h às 13h. A Fecimac segue a temática da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será realizada de 21 a 27 de outubro, no Rio de Janeiro. Os temas que serão destacados são: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas da Terra, Desenvolvimento da Tecnologia e Bioeconomia.

Já a Feira de Ciência da UFRJ conta com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é reconhecida como importante instrumento de popularização da ciência. A proposta é incentivar o letramento utilizando o conhecimento científico como um mecanismo de empoderamento e transformação social, identificando jovens talentosos e aproximando escolas, a universidade e toda comunidade macaense.