O Fonte de Futuro, projeto do Instituto BRK idealizado com a Zurich Seguros, que instala sistemas permanentes de abastecimento de água tratada, garantindo mais qualidade de vida, saúde e melhores condições de aprendizado para estudantes e profissionais da educação, foi reconhecido por uma das mais prestigiadas premiações do mercado. A iniciativa foi eleita como o melhor projeto de impacto social de todo o Brasil pelo GRI Infrastructure Awards 2025, que elege anualmente os melhores programas, projetos e iniciativas nos setores de transporte, energia, saneamento básico, infraestrutura urbana e social, além de ativos ambientais.

O projeto ainda conta com o apoio de diversas empresas parceiras para ser implementado, como Mérieux NutriSciences, Gallagher, Grupo Tigre, Group LinkOne, Kearney, além de apoio institucional de instituições como o Pacto Global da ONU, Comunitas, AMCHAM, Gerando Falcões e Instituto Trata Brasil.

Na 4ª edição do GRI Infra Awards, mais de 180 projetos foram avaliados em todas as categorias. A premiação reforça o compromisso das empresas e investidores com o desenvolvimento sustentável, impulsionando a infraestrutura e contribuindo para um futuro mais próspero e equitativo no Brasil e no mundo.

O presidente do Instituto BRK, Carlos Almiro, ressalta que o desafio que o Fonte de Futuro enfrenta é grande, e que reconhecimentos como esse são fundamentais para dar visibilidade para o tamanho do problema que o projeto busca resolver. “Hoje são mais de 38 mil escolas sem conexão com a rede de pública de abastecimento, e 5 milhões de crianças que sofrem com a falta de água tratada e de qualidade nas escolas. Em menos um ano, nós conseguimos levar o Fonte de Futuro para mais de 40 escolas, beneficiando 42 mil pessoas”, afirma.

Além de garantir o abastecimento de água, o projeto promove educação ambiental, conscientizando estudantes e suas famílias sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Com ações concretas e parcerias estratégicas, o projeto Fonte de Futuro mostra que é possível transformar realidades e garantir um direito básico que ainda falta para milhões de brasileiros: água potável.