Aparecida de Goiânia

Escolher outra cidade
Notícias

Manutenção previne extravasamentos de esgoto na festa de Trindade

Dentro dos preparativos para que Trindade receba com segurança e conforto os 2,5 milhões de visitantes previstos para a Romaria do Divino Pai Eterno 2019, que começa no dia 28 de junho, a Saneago e a BRK Ambiental realizam um intenso trabalho de manutenção preventiva das redes de esgoto da cidade durante todo o mês de junho. 

O objetivo do trabalho é remover os resíduos indevidamente lançados na tubulação e evitar extravasamentos. Além disso, também é realizada a substituição das tampas dos poços de visita para redes de esgoto (PVs) que estão danificadas, prevenindo acidentes e obstruções. Ao todo, 42 quilômetros de rede passarão pela manutenção, nos bairros Ana Rosa, Santuário, Setor Cristina, Setor Santo Onofre, Jardim Salvador, Setor Central, Vila Perpétuo Socorro, Vila Pai Eterno, Setor João Braz e Residencial das Mansões.

O descarte de lixo na rede de esgoto é um dos principais vilões do esgotamento sanitário. Embora a rede coletora seja projetada para receber apenas 1% de sólidos e 99% de material líquido, muitas vezes são encontrados uma infinidade de sólidos que não deveriam estar ali. Dentre os objetos recolhidos pelas equipes técnicas nas redes em Trindade estão itens como calçados, peças íntimas, absorventes, brinquedos, garrafas pet, ferramentas, tijolos, lençol e fronha, sacolas plásticas, pneus etc. Esses itens podem ocasionar o rompimento e obstrução das tubulações.

Nem todo mundo sabe, mas mesmo o fio dental e cabelos podem causar grandes transtornos. Eles podem se enroscar e concentrar outros dejetos ao seu redor até provocar o entupimento da rede.

Outro vilão frequentemente encontrado nas redes é o óleo de cozinha. Depois que esfria, o óleo que era líquido vira um bloco sólido capaz de se fixar nos canos. Com o passar do tempo, o acúmulo de gordura só cresce, o que vai reduzindo o espaço para a passagem do esgoto até provocar a completa obstrução do encanamento.

Diariamente, as equipes da BRK Ambiental realizam manutenções preventivas para retirar esses materiais. Para fazer a desobstrução, as equipes contam com equipamentos como caminhões de sucção e hidrojateamento, que garantem redução no tempo de intervenção e menos impacto no trânsito da região.

“Além da atuação da empresa, os moradores também podem nos auxiliar na manutenção da rede, evitando o descarte de lixo e fazendo a verificação periódica do funcionamento da caixa de gordura, que é uma pequena estrutura que retém a gordura e outros dejetos sólidos ao mesmo tempo em que abre passagem para os líquidos que serão lançados na rede de coleta.”, explica o coordenador de Operação e Manutenção da BRK Ambiental em Trindade, Luciano Teles.

Durante todo o período das celebrações da Festa do Divino, as equipes de operação continuam em alerta para atender chamados e solicitações relacionadas a rede de coleta de esgoto. Para isso, os clientes podem ligar gratuitamente no telefone 0800 645 0115, que é o Canal de Atendimento da Saneago, e registrar sua solicitação.

Veja como é fácil prevenir o entupimento da rede de coleta de esgoto:

- Resíduos sólidos como papel higiênico, cotonetes, fraldas descartáveis e absorventes nunca devem ser jogados no vaso sanitário e ralos. A rede de esgoto não é lixeira!

- Utilize grelhas no ralo do banheiro e grades nos canos das pias. Depois do banho, lembre-se de limpar o ralo, remover o acúmulo de fios de cabelo presos e jogá-los no lixo.

- Não descarte o óleo de cozinha na pia ou no vaso sanitário. Guarde o óleo em garrafas pet e faça o descarte em postos de coleta na sua cidade.

- Instale a caixa de gordura e faça a limpeza da estrutura a cada seis meses.
 

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE