A BRK, responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, investe na atualização e modernização dos hidrômetros, equipamentos de precisão que registram o volume de água consumido em um imóvel em tempo real, o que resulta no valor da fatura ao fim do mês.
Os hidrômetros presentes nas ligações de água da cidade contam com substituições programadas de acordo com os critérios técnicos de avaliação e tempo de uso dos equipamentos. Portanto, toda vez que o chuveiro é ligado, uma torneira é aberta ou a descarga da residência é acionada, o hidrômetro começa a registrar o volume de água utilizado na ação.
“Com as medições do volume de água registrada nos imóveis, a concessionária consegue analisar a média de consumo e mapear os hábitos da população. Além disso, detecta excessos e perdas, propõe campanhas de conscientização e projeta melhorias no sistema de abastecimento”, destaca Eduardo Curtis, responsável pela área comercial da BRK em Mauá.
É importante ressaltar que os hidrômetros instalados pela BRK seguem normas técnicas de fabricação, e são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
A conservação e o cuidado com o aparelho contra danos, furtos e roubos é responsabilidade do cliente, que responderá pelas despesas sempre que ficar demonstrada a falta de proteção e guarda do equipamento. Além disso, furtos, adulterações e violações do equipamento podem acarretar multas e até outras penalidades.
Confira algumas dicas de conservação do aparelho:
Em caso de dúvidas com relação ao funcionamento e conservação do hidrômetro, entre em contato com a concessionária pela agência virtual Minha BRK; pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana; ou pelo WhatsApp, no número (11) 99988-0001, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.