Nossa atuação

 

A Parceria Público-Privada entre BRK Ambiental e Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.) começou em 2006 com o objetivo de construir e operar a primeira etapa do Sistema de Disposição Oceânica do Jaguaribe (SDOJ) pelo período de 15 anos. 

Nossa atuação inclui a disposição final dos esgotos sanitários do litoral Norte de Salvador e do município de Lauro de Freitas. 

Até então, a capital baiana contava apenas com um emissário submarino, o Rio Vermelho, inaugurado em 1975 e que atuava no limite de sua capacidade (8,3 mil litros por segundo), sem condição de absorver as novas bacias que surgiram na cidade.

Sistema de disposição oceânica do Jaguaribe visto do mar, com Salvador ao fundo.

 

Infraestrutura eficiente

Para atender a uma população próxima de 1,4 milhões de habitantes, o Sistema de Disposição Oceânica do Jaguaribe (SDOJ) é composto pela pela Estação Elevatória do Saboeiro, onde a dispisão final é iniciada. Dali, o esgoto sanitário é bombeado pela Linha de Recalque até a Estação de Condicionamento Prévio, cuja capacidade é de 3.0000 litros por segundo. 

A partir dessa estação, inicia-se o percurso pelos dois emissários. O primeiro é o Emissário Terrestre, que transporta o efluente até o segundo, o Emissário Submarino. Por meio dele, em uma profundidade de 45 metros, é feito o despejo do efluente no oceano, a cerca de 4 quilômetros da orla.

Tanto na Estação Elevatória quanto na Estação de Condicionamento Prévio, há um sistema de Tratamento de Odores. O objetivo é neutralizar o H₂S (Ácido Sulfídrico) por meio da lavagem do gás e, assim, evitar qualquer contaminação ao meio ambiente.

 

Orientação para resultados e compromisso com o meio ambiente

Para cidades litorâneas, o emissário submarino é a melhor alternativa técnica, econômica e ambiental quando consideramos questões como disponibilidade de área, eliminação da ocorrência de odores, prevenção da desvalorização de terrenos próximos, custos, riscos operacionais e energia do oceano. 

Todos os anos são realizadas campanhas marítimas, em conformidade com as normas ambientais vigentes, para monitoramento e análise da balneabilidade das praias próximas ao emissário.
 

 

Nossa Operação

Sistema de Disposição Oceânica do Jaguaribe

 

Ativo 104

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE