Sistema de Disposição Oceânica do Jaguaribe

 

Com a implementação da primeira etapa do Sistema de Disposição Oceânica do Jaguaribe (SDOJ), que atende o litoral norte de Salvador e a cidade de Lauro de Freitas, pudemos contribuir para a transformação da realidade local

Ao despejar o efluente tratado distante da orla, melhoramos a balneabilidade das praias da região, além da qualidade das águas dos mananciais do entorno, que deixaram de receber os despejos de esgoto.

Entenda o funcionamento do Sistema de Disposição Oceânica do Jaguaribe, em operação desde 2011 e responsável pelo condicionamento e disposição final de esgotos sanitários na região. 

 

Etapas
 

1 O esgoto coletado e afastado chega à Estação Elevatória do Saboeiro, onde tem início o condicionamento do esgoto através de gradeamento (retirada de sólidos grosseiros) e desarenação (processo de separação e descarte de toda a areia do efluente).

2 Ainda na Estação, o efluente é bombeado através da Linha de Recalque, que é a tubulação que conduz o esgoto até a Estação de Condicionamento Prévio.

3 Na Estação de Condicionamento Prévio, é feito o pré-condicionamento do efluente, por meio do processo de desarenação e de peneiras, que retêm os sólidos mais finos.

4 No final da Estação de Condicionamento Prévio, inicia-se o Emissário Terrestre, com uma extensão de 1.340 metros, que transporta o efluente até o Emissário Submarino.

5 O Emissário Submarino tem extensão de 3.670 metros e fica a uma profundidade total de 45 metros. Nos últimos 300 metros dessa complexa tubulação estão os difusores, que são os responsáveis pela dispersão que favorecerá a diluição da pluma do efluente, e assim efetuando a correta destinação do esgoto sanitário.

6 Tanto na Estação Elevatória quanto na Estação de Condicionamento Prévio há um sistema de Tratamento de Odores, que consiste em um processo de captação, neutralização e eliminação do H2S (ácido sulfídrico) por meio da lavagem do gás, o que evita qualquer contaminação ao meio ambiente

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE