Abastecimento de Água

 

A BRK Ambiental em Limeira investe constantemente no aperfeiçoamento da gestão e no aprimoramento de tecnologias para distribuir água de qualidade a todos os habitantes da cidade. 

Hoje, 100% do município recebe água tratada. Nosso trabalho de captação, tratamento e distribuição de água segue rigorosos procedimentos de execução, garantindo a todos os usuários o benefício de beber água tratada diretamente da torneira. 

Garantia de qualidade

Mensalmente, realizamos cerca de 4.500 análises em diferentes pontos do sistema de abastecimento para atestar a qualidade da água que distribuímos. Nosso laboratório é acreditado pelo INMETRO – ISO/IEC 17.025, o que garante a gestão da qualidade e confiabilidade nos resultados. 

A qualidade da água distribuída é fiscalizada pelo órgão de Vigilância Sanitária Municipal e pela Agência Reguladora ARES-PCJ, conforme os requisitos da Portaria de Consolidação nº 05, anexo XX, do Ministério da Saúde.

Conheça as etapas do abastecimento de água realizado pela BRK Ambiental em Limeira e saiba tudo sobre a água que você consome.
 

Estação de Tratamento de Água da cidade de Limeira (SP)

 

Captação 

A água que abastece Limeira vem, principalmente, de dois mananciais: os rios Jaguari e Ribeirão Pinhal. Ambos estão localizados na Bacia do Rio Piracicaba e são classificados como rios de Classe 2, ou seja, a água é própria para consumo humano após o tratamento convencional.  

Localizada na confluência dos dois rios, a Estação Elevatória de Água Bruta Jaguari (EEAB), operada pela BRK Ambiental, monitora as águas dos leitos com uma sonda multi-parâmetros que indica qual manancial está mais apropriado para captação de água em cada momento.  

Além da EEAB Jaguari, também realizamos captação de água subterrânea nos poços do Tatu e São João. 
 

EEAB Jaguari 

Poço Tatu Poço São João

Abastece toda a área urbana

Abastece os bairros Tatu e Lopes

Abastece o bairro São João

Capta até 950 litros de água por segundo 

Capta 95 mil litros de água por dia

Capta 7 mil litros de água por dia 

 

Tratamento 

A água captada na EEAB Jaguari percorre 16 km para desembocar na Estação de Tratamento de Água (ETA). Ao chegar lá, a água cumprirá um circuito completo de tratamento que vai garantir a qualidade do líquido que sai das torneiras de Limeira.  

 

Circuito de tratamento de água 

Infográfico que mostra o circuito percorrido pela água da captação à distribuição

1 Adução 

Motobombas levam a água da estação da captação para a ETA. 

2 Floculação 

A água recebe um coagulante que promove uma reação que separa os resíduos sólidos e os organiza em flocos. 

3 Decantação

Nos tanques de decantação, os flocos de impureza afundam e são separados do restante do líquido.

4 Filtragem

Filtros formados por camadas de areia grossa, areia fina, cascalho, pedregulho e carvão promovem a completa remoção dos últimos flocos de resíduos.

5 Desinfecção 

Água recebe adição de cloro, flúor e controle do PH. 

6 Reservatório 

A água filtrada e tratada na ETA é armazenada em dois grandes reservatórios para ser distribuída à rede de abastecimento de Limeira.

Vista aérea da Estação de Tratamento de Água de Limeira (SP)

A água tratada em Limeira atende todos os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 

A água captada nos poços de Tatu e São João passa por um processo de tratamento específico, com adição de flúor e cloro, atendendo a mesma legislação de potabilidade da água determinada pelo Ministério da Saúde. 

 

Distribuição 

Após o processo de tratamento, a água é distribuída - por gravidade ou bombeamento - para os 25 centros de reservação espalhados pela cidade de Limeira, responsáveis por abastecer uma rede de tubulações com 1.200 km de extensão. 

O Centro de Telecontrole da BRK Ambiental em Limeira opera e monitora todos os reservatórios e estações de bombeamento da cidade, 24 horas por dia, para garantir o correto abastecimento da rede de Limeira e atuar diante de qualquer anormalidade. 

Centro de Telecontrole da BRK Ambiental em Limeira

 

Melhoria  contínua

Está em andamento a obra de implantação de um Sistema de Tratamento de Lodo na Estação de Tratamento de Água da cidade. Com investimento de R$ 13 milhões, a previsão de término da obra é fevereiro de 2020. Os trabalhos consistem na construção de um tanque de adensamento para recebimento dos resíduos de lavagem dos filtros e descargas dos decantadores da ETA. Serão também instaladas tubulações para transporte da água de serviço até o sistema de tratamento, e de retorno do líquido clarificado para a Estação.

O lodo adensado nos tanques será bombeado para geobags, que são dispositivos responsáveis pela desidratação do lodo para posterior descarte em aterro, uma solução ecologicamente correta. Já a água clarificada retornará para o início do tratamento na ETA, sendo reaproveitada. As obras civis e de montagens hidromecânicas estão avançadas. Atualmente, o tanque de adensamento foi finalizado e estão sendo executadas as lajes para apoio e as ruas para acesso aos geobags. 

Os imapacto dessa obra poderão ser sentidos na cidade e na região. Ao melhorar a qualidade do esgoto despejado no Ribeirão Tatu e tratar o lodo da ETA, a BRK Ambiental contribui para a Bacia PCJ, especialmente com o rio Piracicaba no seu trecho mais poluído. Os benefícios vão além da cidade de Limeira e levam mais qualidade de vida para a população de todas as cidades no entorno da Bacia.

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE