Notícias

Limeira tem ampliação e modernização no sistema de distribuição de água com obras em adutora que beneficia 30mil pessoas

Nova tubulação que interliga os sistemas Mercedes-Gino está sendo implantada no município. A previsão de execução dos serviços é de sete meses.

Com o objetivo de renovar o sistema de distribuição de água de Limeira, a concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto do município, executa as obras de ampliação da adutora de água potável Mercedes-Gino. Uma adutora que distribui água para as regiões sudoeste, noroeste e para parte da região central de Limeira, atendendo cerca de 30 mil habitantes.

As obras fazem parte de um pacote de investimentos aplicado no Sistema de Abastecimento Mercedes-Gino. “A BRK vem expandindo e melhorando esse sistema desde 2019, já estando concluídas obras de reforma na Estação Elevatória do Centro de Reservação Gino e a implantação de um novo reservatório metálico. Agora, em 2022, é o momento de realizarmos as obras lineares - as obras de redes - para garantir o nível de serviço já prestado para essas regiões da cidade”, esclarece Daniel Makino, coordenador regional de operações da concessionária.

Esse pacote de obras tem como principal objetivo ampliar a disponibilidade hídrica para suprir o crescimento populacional das regiões abastecidas pelo Sistema Mercedes-Gino, além de renovar a infraestrutura instalada, buscando sempre melhorias operacionais para melhor atender a população. “A adutora hoje existente para o atendimento dessas regiões da cidade será ampliada e renovada com o uso de material mais resistente e duradouro, proporcionando melhorias no sistema de abastecimento de água e elevando a qualidade da prestação de serviço”, destaca o coordenador.

Para a construção da adutora estão sendo usados tubos de 400mm de diâmetro em ferro fundido, numa extensão de 3 quilômetros. O custo dessas obras será de R$ 4,8 milhões.

Etapas
A implantação da nova adutora tem um cronograma previsto de sete meses de trabalho; de abril a novembro de 2022. Os serviços estão divididos em 22 trechos. 
O trajeto das obras vai desde o cruzamento das ruas Tiradentes com Prefeito Dr. Alberto Ferreira (em frente a Prefeitura Municipal), em ponto de derivação da adutora Mercedes, até o cruzamento das avenidas Cônego Manoel Alves e Fabrício Vampré, no reservatório de água tratada Gino, no Jardim São Paulo.
O andamento da obra, bem como as vias a receberem a intervenção são informados conforme o avanço dos trabalhos. Inicialmente, os serviços estão planejados para ocorrer com apenas uma frente, mas a BRK já tem prevista a possibilidade de mobilizar uma segunda frente de trabalho, se necessário, buscando não impactar o andamento e o cronograma dos serviços.

Trânsito
As obras cruzam ruas e avenidas de movimento intenso da cidade (com alto tráfego de veículos e circulação de pessoas) e por uma questão de segurança, os trechos permanecem interditados até a completa recomposição do pavimento. Neste caso, há trechos que podem ser liberados no mesmo dia da abertura das valas e outros em que as interdições podem se estender de um dia para o outro ou nos finais de semana. 
Esse esquema de trabalho foi definido em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Limeira para mitigar riscos de acidentes no local da obra.

Abastecimento de água
Na maior parte do cronograma de trabalho das obras, o abastecimento de água não sofre nenhum tipo de impacto ou alteração. Isso porque a concessionária está implantando uma nova tubulação.
Os impactos no abastecimento podem ocorrer apenas no momento das interligações das redes, ou seja, quando a empresa ligar a rede nova ao sistema de distribuição de água existente, e, neste caso, os trabalhos são feitos no período noturno, quando o consumo de água é menor. Quando essas interrupções ocorrem, a concessionária mantem os clientes informados por meio de seus canais de atendimento (site, call center e redes sociais). 

Em Limeira, 100% da população que reside em área urbana tem acesso à água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Condição que coloca o município em destaque nacional, ocupando a sexta colocação entre as cem maiores cidades do país, no Ranking do Saneamento 2022, divulgado em março pelo Instituto Trata Brasil. 

Para garantir a qualidade da água distribuída à população e atender a todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde (Portaria 888/2021), que determina os padrões de água para consumo humano no Brasil, a BRK exerce um rigoroso controle no processo de tratamento e de distribuição de água, por meio de análises em laboratório. O monitoramento de qualidade da água começa desde a captação (no rio Jaguari e ribeirão Pinhal) até as redes de distribuição nos bairros. Em média são feitas mais de 15 mil análises mensais no sistema de abastecimento, sendo 7.700 somente na rede de distribuição. Essa quantidade é o dobro da prevista pela legislação. 

Acompanhe as ações da BRK e informações sobre as obras da adutora Mercedes-Gino pelo site da empresa, nos perfis da concessionária nas redes sociais ou no folheto informativo sobre os serviços. Para solicitação de serviços, a empresa disponibiliza teleatendimento pelo 0800 771 0001, com atendimento 24 horas. E ainda pelo WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.

Acompanhe os avanços dos serviços e confira os desvios de trânsito no trajeto da obra atualizado:



 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK DA SUA CIDADE