Nossa Atuação

 

Povoada no passado por povos indígenas como os tamoios e os goitacás, Macaé está às margens de um rio de mesmo nome. Além do rio, o município ainda conta com 23 quilômetros de litoral e imensas lagoas, que embelezam a paisagem local junto com o Pico do Frade, promovendo o contraste típico entre mar e serra da costa fluminense. 

Por meio de um contrato de Parceria Público-Privada (PPP), a BRK Ambiental tornou-se responsável pela implantação, operação, manutenção e ampliação dos serviços de coleta, afastamento, tratamento e disposição final dos esgotos sanitários, e pela gestão comercial das contas de água e esgoto dentro de uma área de atuação no perímetro urbano do município, entre parte do bairro Imboassica e o bairro Lagomar. A concessão dos serviços, que teve início em 2012, se estenderá pelo período de 35 anos, sendo fiscalizada pela Secretaria Adjunta de Saneamento da Prefeitura de Macaé.

Praia dos Cavaleiros em Macaé - RJ

 

Compromisso com a população e com o meio ambiente

Desde que chegamos à cidade, inúmeros avanços foram conquistados. No início da operação do sistema, apenas 28% da população tinha esgoto coletado, porém não existia tratamento. 

Dessa forma, todo o esgoto era lançado in natura diretamente nos recursos hídricos, principalmente na Lagoa de Imboassica e no canal Campos – Macaé, contaminando suas águas.

Com os investimentos realizados, grande parte do esgoto da cidade agora tem destinação correta, não poluindo mais lagoas, rios e praias. Este é caso da nascente do Canal do Mulambo, que está recuperada e contribuindo para a preservação da Lagoa de Imboassica, um dos principais cartões postais da cidade. 

Além disso, Macaé já conta com dois bairros totalmente saneados! O Mirante da Lagoa e a Morada das Garças agora possuem 100% da população conectada ao sistema de esgoto. Mais uma conquista que contribui para a preservação da Lagoa de Imboassica.

Os nossos desafios não param por aqui. Atualmente, coletamos e tratamos 205 milhões de litros de esgoto mensalmente, o que equivale a três piscinas olímpicas por dia. São 138 quilômetros de rede que coletam o esgoto em 16 bairros da região sul, central e norte de Macaé e o leva até as estações de tratamento, beneficiando mais de 100 mil pessoas. E as obras continuam para que, em breve, 100% da população de toda a área de concessão, dos quatro subsistemas, Mutum, Centro, Aeroporto e Lagomar, seja beneficiada com o esgoto tratado.
 

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE