24 de Julho de 2017
Desde a sua inauguração em 2015, a Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá já recebeu mais de 2.000 visitantes por meio do Programa "Portas Abertas"
O "Portas Abertas" proporciona visitas guiadas e apresenta um diferencial inovador, proporcionando a integração da população local à planta de Tratamento, estimulando o conhecimento teórico, a educação ambiental e apresentando a realidade do saneamento (tratamento de esgoto) que é realizado na cidade.
Além de entender como funciona todo o processo, desde a coleta do esgoto nas residências e seu transporte até a ETE – Mauá, os visitantes recebem todas as orientações sobre as fases do processo de tratamento, verificando a qualidade final com que o efluente retorna para o Rio Tamanduateí.
Para detalhar o funcionamento do Sistema Público de Esgotamento Sanitário foi construída uma “maquete dinâmica” que conta com informações sobre todos os equipamentos necessários para executar a interligação das tubulações de esgoto dos imóveis ao Sistema Público.
Assim, durante o Programa também são abordados diversos assuntos relacionados à conscientização ambiental que geram uma reflexão nos visitantes para a mudança de atitude e utilização de práticas sustentáveis no dia-a-dia.
Dentre os temas abordados destacam-se os motivos pelos quais é irregular o lançamento de água de chuva na rede esgoto e o descarte de resíduos sólidos nas redes coletoras, sendo os resíduos como restos de materiais de construção e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo), além dos resíduos de cozinha, como resto de comida, óleo e gordura muito nocivos ao correto funcionamento do sistema.
Para participar do Programa Portas Abertas agende a sua visita à Estação de Tratamento de Esgoto. A solicitação para agendamento de visitas pode ser feita pelo site www.brkambiental.com.br, ou por meio do canal de atendimento 0800 771 0001.