Mais de 594 milhões de litros de esgoto foram tratados em Santa Gertrudes no primeiro semestre de 2025

Mais de 594 milhões de litros de esgoto foram tratados em Santa Gertrudes no primeiro semestre de 2025

Notícias Aug 07, 2025

A operação do sistema de esgotamento sanitário em Santa Gertrudes impediu que mais de 594 milhões de litros de esgoto sem tratamento fossem despejados em rios e córregos no primeiro semestre de 2025. O volume foi coletado e tratado pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município.

O número representa um aumento em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram tratados cerca de 565 milhões de litros. O avanço reforça a consolidação do sistema, que é universalizado, ou seja, todo o esgoto gerado na área urbana é coletado e tratado antes de ser devolvido ao meio ambiente.

A média diária no período foi de aproximadamente 3,2 milhões de litros de esgoto tratados por dia, o que equivale a cerca de 238 piscinas olímpicas ao longo dos seis primeiros meses do ano.

Esse volume passa por um processo de tratamento com eficiência média de 87% na remoção de matéria orgânica, medida por meio da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Esse índice está acima dos 80% exigidos pela legislação, o que representa ganhos diretos para o meio ambiente e para a qualidade da água devolvida à natureza.

Segundo o Ranking do Saneamento 2024, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS – ano-base 2023), o Brasil trata apenas 51,8% do esgoto gerado. Além disso, 44,8% da população ainda não possui acesso à coleta de esgoto, refletindo impactos negativos à saúde, ao meio ambiente e ao desenvolvimento socioeconômico.

Embora o estudo se concentre nos 100 maiores municípios do país, os resultados de Santa Gertrudes mostram um desempenho superior à média nacional e destacam a cidade no cenário do saneamento básico no Brasil.

“A operação contínua do sistema e os investimentos já realizados têm garantido resultados expressivos para Santa Gertrudes. A universalização do esgoto e a eficiência do tratamento representam um avanço direto na proteção ambiental, na saúde pública e na qualidade de vida da população”, afirma Alexandre Leite, gerente de operações da BRK.