São José de Ribamar

Escolher outra cidade

Abastecimento de Água

 

O abastecimento de água ainda é um desafio em diversas regiões do Brasil, inclusive em muitas cidades do Maranhão. A BRK Ambiental trabalha para reverter esse quadro em São José de Ribamar e em Paço do Luminar, com resultados significativos até aqui. 

A água distribuída para a população das duas cidades é captada dos mananciais subterrâneos por meio de 231 poços tubulares profundos. Após a captação, a água passa por um processo de desinfecção e purificação mediante a adição de cloro e está pronta para ser distribuída.

 

Qualidade que faz a diferença

Desde que chegamois aqui, investimos na evolução da qualidade da água que fornecemos para a população. Hoje a água que abastece São José de Ribamar e Paço do Lumiar possui limites de cloração dentro do estabelecido pela legislação. 

Laboratório de Análises no Centro de Reservação da BRK Ambiental em Paço do Lumiar, Maranhão

 

Novos sistemas

Nos 22 novos sistemas que estão sendo implementados pela BRK Ambiental, a água captada recebe o tratamento com adição de cloro. A água tratada segue para o reservatório apoiado e, através da elevatória, é enviada para o reservatório elevado. Posteriormente, a água tratada é distribuída por meio de adutoras e redes para a cidade.

Até o final de 2019, foram executados mais de 900 quilômetros de redes e adutoras, implantadas com o objetivo de aprimorar o fornecimento de água e regularizar o abastecimento nessas regiões. 

Além disso, o funcionamento dos novos sistemas já está sendo monitorado por meio de um centro de controle (CCO) localizado na sede da BRK Ambiental, no Maiobão. Neste centro de controle é possível identificar eventuais problemas e programar equipes para a realização de reparos e manutenções, reestabelecendo a prestação dos serviços sem afetar a rotina dos clientes.

Até 2020 toda a área urbana dos municípios contará com sistemas deste tipo, garantindo maior continuidade e regularidade no fornecimento de água.

 

Loja de Atendimento da BRK Ambiental com reservatório elevado ao fundo em São José do Ribamar, no Maranhão

 

São José de Ribamar

A BRK Ambiental chegou a São José de Ribamar para contribuir com a qualidade de vida da população. Até 2014, apenas 18,9% dos habitantes tinham acesso regular à água potável em suas casas, e de cada 1.000 litros de água produzidos, apenas 326 chegavam aos consumidores. Após os primeiros investimentos e obras, os índices evoluíram, e até 2020, 90% dos habitantes da área urbana receberão água potável regularmente, um avanço de 420% em relação ao que existia em 2014. 

 

Paço do Lumiar

Até 2014, apenas 40,9% da população da cidade de Paço do Lumiar recebia água potável regularmente. Com as obras realizadas pela BRK nos últimos anos, o atendimento foi ampliado para 60% da população. A nossa meta é entregar água potável para 90% dos habitantes da área urbana até 2020.
 

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE