Notícias

Água de Reuso: Uma solução que traz inúmeros benefícios

11 de Outubro de 2018

A utilização da “Água de Reuso” em centros urbanos, destina à diversas ações especificas, traz uma grande oportunidade de benefícios de ordem ambiental, social e econômica e, sem dúvida, uma importante parte da solução para crises hídricas decorrentes da falta de chuvas.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) o número de habitantes deve crescer 3 bilhões até 2050 e com esse aumento populacional a demanda por água potável para consumo tende a ser 70% maior que a atual. Esses dados alertam que, até 2030, quase metade da população mundial terá problemas de abastecimento.

Sendo assim, a utilização de “Água de Reuso” passa a ser fundamental pois cada litro de água de reuso aplicado em atividades “não potáveis”, implica em um litro de água potável melhor aproveitado pela população das metrópoles que sofrem com problemas operacionais de abastecimento.

No município de Mauá-SP, a Concessionária do Serviço Público de Esgotamento Sanitário da cidade (BRK Ambiental Mauá SA) já oferece a utilização de “Água de Reuso” como contribuição para a redução da captação de água tratada, gerando economia e minimizando riscos de futuros períodos de escassez.

A “Água de Reuso” não tem potabilidade e não é utilizada para consumo humano; mas está especialmente adequada para serviços externos como lavagem de ruas, limpeza de calçadas e praças, rega de jardins, limpeza de paredes externas e desobstrução de tubulações de drenagem pluvial. Serviços estes que hoje demandam grande volume de água potável que poderia ser melhor destinada à população.

Portanto, para a correta utilização, de acordo com a qualidade exigida pelas normas legais, parte do volume de água tratado na ETE-Mauá passa por processo tratamento complementar específico, com filtração e desinfecção, para então ser transformada em “Água de Reuso”.

Para o meio ambiente, a solução impacta positivamente na redução de captação em mananciais e melhor utilização da água potável, preservando assim os recursos hídricos voltados para o consumo da população.

Como benefícios sociais e econômicos, a utilização da “Água de Reuso” contribui diretamente como a diminuição dos custos com o consumo do recurso potável para atividades como irrigação e lavagens de equipamentos/frotas/pátios e ruas, por exemplo, oportunidades de negócios para empresas que optarem pelo serviço e colabora com a geração de empregos diretos e indiretos.  

As empresas ou órgãos públicos que passarem a utilizar “Água de Reuso” em seus processos podem reduzir custos beneficiando também o consumidor final e a população da cidade. 

Atualmente, a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade de Mauá trata mais de 50.000.000 milhões de litros de esgoto por dia e gera uma média mensal de aproximadamente 3 milhões de litros de “Água de Reuso”, exclusivamente para consumo de da operação da planta e das equipes que cuidam das redes coletoras de esgoto espalhadas pelas ruas de nossa cidade.

Ou seja, com essa utilização milhares de litros de água potável deixam de ser usados nas ruas, gerando benefícios ambientais e econômicos para o município.

Recentemente, o Teatro Municipal de Mauá, que é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de Mauá (Condephaat - Mauá) foi restaurando, e como parte dessas ações de recuperação de sua fachada, a Concessionária, de forma sustentável, realizou a lavagem das paredes externas evitando a utilização de água potável para este fim. Aproximadamente 100.000 mil litros de “Água de Reuso” foram utilizados durante a ação. 

Para saber mais sobre “Água de Reuso” e conhecer o avanço dos índices de tratamento de esgoto da cidade, a Concessionária promove visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Esgoto, por meio do Programa Portas Abertas.

Para visitar a Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá basta solicitar o agendamento pelo site ww.brkambiental.com.br; ou por meio dos canais: 0800 771 0001 // 4577-9580 e e-mail: comunicacao_maua@brkambiental.com.br.


 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE