Notícias

BRK Ambiental inicia obras para implantação de uma nova estação elevatória de esgoto em Mauá

Intervenção vai beneficiar cerca de 2 mil famílias com o serviço de tratamento de esgoto.

estação elevatória Final - Mauá

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, inicia na segunda feira, dia 09 de agosto, obras para implantação de uma nova estação elevatória de esgotos, desta vez localizada na Estrada do Carneiro, próximo ao número 2.586, no bairro Recanto Vital Brasil.

A previsão é que a obra seja concluída em abril de 2022 e a estação elevatória terá a capacidade de bombear 100 litros de esgoto por segundo. Atualmente, a cidade conta com cinco estações elevatórias em operação que bombeiam o esgoto para a estação de tratamento do município, são elas:

Estação elevatória de esgoto 08, localizada no bairro Vila Carlina, com capacidade de bombeamento de 8,08 litros por segundo;
Estação elevatória de esgoto 09, localizada no bairro Nova Mauá, com capacidade de bombeamento de 21,50 litros por segundo;
Estação elevatória de esgoto 10, localizada no bairro Capuava, com capacidade de bombeamento de 120 litros por segundo;
Estação elevatória de esgoto ACIBAM, com capacidade de bombeamento de 2 litros por segundo;
Estação elevatória Final, com capacidade de bombeamento de 1.500 litros por segundo.

As estações elevatórias de esgoto prestam um papel importante nos locais com desnível de solo, justamente por terem a capacidade de transferir os esgotos existentes de um ponto mais baixo para outro mais elevado da cidade.

“O sistema de coleta do esgoto, na maioria das vezes, é projetado para ocorrer em escoamento gravitacional. No entanto, em situações em que a topografia do local não é favorável ou não há a presença de desnível natural do terreno, é necessária a utilização de estações elevatórias”, explica Bruno Gravatá, gerente de Operações da BRK Ambiental em Mauá.

Atualmente, as estações elevatórias existentes na cidade são responsáveis por bombear para o devido tratamento mais de 59 milhões de litros de esgoto por dia.  A cidade já conta com um dos melhores índices na prestação de serviços de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicadores de 93% de coleta e 86% de tratamento. “Esses índices nos serviços de esgoto colocam o município em posição de destaque na região, no estado e no país”, destaca Gravatá.

Os investimentos em obras que promovem o avanço dos indicadores de saneamento em Mauá demonstram uma preocupação da concessionária em oferecer qualidade de vida e bem-estar para a população.

Para a instalação das elevatórias, sempre é levada em consideração a preservação do meio ambiente, pois o mecanismo viabiliza a coleta e condução do efluente em locais onde não seria possível realizar o serviço pelo método tradicional de rede coletora. O sistema contribui para a redução de contaminações e transmissões de doenças que estão diretamente relacionadas ao saneamento básico, impactando positivamente na melhoria da qualidade de vida e da saúde nas regiões em que é instalada.

“Com a realização dessa obra para a implantação de mais uma estação elevatória de esgotos, cerca de 2 mil famílias serão beneficiadas com o serviço de tratamento”, informa o gerente.

As estações elevatórias contam ainda com equipamentos complementares ao seu sistema, que são responsáveis pelos processos de gradeamento, captação em caixa de areia, poço de sucção e barreiras contra resíduos sólidos, como grades, cesto, triturador e peneira.

Outro importante ponto é a contribuição ambiental em torno dos cursos d’água que cortam a região. “Essa obra terá impacto direto na recuperação da sub bacia do Rio Guaió, bem como do Rio Tamanduateí, que nasce em Mauá”, complementa Gravatá.

Os trabalhos para a implantação dessa nova elevatória serão realizados das 8h às 18h, de segunda à sexta feira, e aos sábado das 8h às 16h. O local, apesar de ser isolado, sem acesso ao público, estará sinalizado e com as orientações necessárias de segurança.

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE