Notícias

Em Mauá, BRK Ambiental realiza obra com método inovador em tempo recorde e beneficia mais de 1.300 famílias

Conclusão recente da intervenção promoveu a expansão do saneamento na região; Concessionária utilizou furo direcional para evitar impactos no trânsito

A BRK Ambiental Mauá concluiu, no final do mês de outubro, a obra de interligação das redes do Sistema Público de Esgotamento Sanitário, além da retirada de lançamentos irregulares na Avenida Queiroz Pedroso, no bairro Jardim Pedroso.

A intervenção utilizou um método inovador, conhecido como furo direcional, que implanta a tubulação com equipamentos abaixo do solo. Dessa forma, como não há escavações, os transtornos no trânsito de veículos e pedestres foram minimizados. A concessionária promoveu sinalização adequada e manteve a presença de uma equipe de orientação de trânsito para garantir a segurança de quem circulava pela avenida, de grande movimentação.

Antes da intervenção, os moradores da via conviviam com o esgoto despejado, irregularmente, em uma galeria de águas pluviais, localizada dentro de um terreno particular. Além do desconforto causado pelo odor, a situação também aumentava a proliferação de mosquitos.

Após a criação de uma viela sanitária, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Mauá, a obra foi aprovada e a BRK, imediatamente, iniciou o projeto de retirada de lançamento do esgoto da região, em  conformidade com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Água e Esgoto (ARSEP), e os órgãos de controle ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Como resultado, mais de 1.300 famílias serão beneficiadas com o serviço de tratamento de esgoto e o município de Mauá terá um avanço significativo do indicador de tratamento desses resíduos. Atualmente, o índice de 75% é considerado o melhor da região metropolitana de São Paulo.

Depois da obra - Queiroz Pedroso

Com a conclusão das obras, muitos moradores relataram melhora perceptível na região.

“Melhorou muito o cheiro forte de esgoto e diminuíram os mosquitos. O que mais me chamou a atenção foi a dedicação dos ‘meninos’ durante a obra, eles trabalharam até tarde da noite e no dia seguinte já estavam aqui novamente, bem cedinho, para deixar tudo em ordem e organizado”, relatou a moradora Zelinda Silvestre.

“Antes da obra eram muitos mosquitos e pernilongos. Agora, pelo pouco tempo que terminou, percebemos o quanto melhorou. O problema maior era o esgoto parado, o mau cheiro chegava até na lavanderia da minha casa, que fica nos fundos. Acredito que, daqui para frente, a tendência é melhorar mais a cada dia”, destacou Edson Bresson, residente da via.

“Agora após a obra o mau cheiro melhorou muito, parecia que tínhamos uma fossa dentro de casa, era muito forte o cheiro de esgoto aqui, principalmente em dias de calor, ninguém aguentava, agora melhorou muito, muito, muito mesmo”, registrou Jeferson Uliana, morador da Avenida Queiroz Pedroso.

“O mau cheiro acabou, principalmente quando estava um dia quente como hoje parecia que tinha um animal morto dentro da minha casa e agora não sinto mais aquele fedor, realmente acabou”, relatou o morador Sr. Edemir Nogueira.

“Melhorou muito, é perceptível que o mau cheiro acabou completamente, a quantidade de insetos também diminuiu já, nós tínhamos uma quantidade grande de lacraias, aranhas entrando dentro do condomínio e de quando escoou a água e terminou a obra já diminuiu”, registrou o síndico do condomínio Conquista Vila Noêmia, Sr Vinicius Carlos Ambires.

 

Programa Portas Abertas

A BRK Ambiental promove visitas monitoradas à planta da Estação de Tratamento de Esgoto, por meio do Programa Portas Abertas, para que a população do município possa acompanhar o avanço dos índices de tratamento.

Para visitar a Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá, basta solicitar o agendamento pelo site ww.brkambiental.com.br, telefones 0800 771 0001 e 4577-9580 ou via e e-mail: comunicacao_maua@brkambiental.com.br.

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE