Nossa atuação

Destaque na região metropolitana

O contrato que concede à BRK Ambiental a gestão dos serviços de esgoto no município de Mauá foi iniciado em 2003 e tem validade de 40 anos. 

A atuação da concessionária engloba todas as etapas de coleta, afastamento, tratamento e disposição final de esgotos sanitários na cidade e também a prestação dos serviços comerciais: leitura de hidrômetros, emissão de faturas de consumo e atendimento ao cliente.

Desde a concessão dos serviços de esgoto à iniciativa privada, inúmeros avanços foram conquistados. Quando o contrato de concessão foi firmado, o índice de atendimento com a rede coletora de esgoto disponível em Mauá era de 72% e não havia tratamento de esgoto.  

Atualmente, Mauá se destaca como uma das cidades que mais avançou nos últimos anos, com 86% de tratamento de esgoto, o melhor índice da Região Metropolitana de São Paulo. O percentual de 93% da coleta do efluente também é um índice expressivo na região, uma conquista que reflete positivamente no cotidiano do cidadão mauaense. 

Vista aérea da Estação de Tratamento de Esgoto da BRK Ambiental em Mauá (SP)


Impacto direto na preservação do meio ambiente

Com o avanço dos índices de saneamento, a cidade conta também com importantes resultados com relação à despoluição dos cursos d´água que cortam o município. 

Mauá acolhe a nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê. Aproximadamente nove quilômetros do rio Tamanduateí passam por Mauá e a sua nascente foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto anteriormente nela lançado.

Os córregos Taboão e Itrapoã que cortam os bairros Jardim Adelina, Itapeva, Jardim Camila, Primavera, Jardim Luzitano e Vila João Ramalho, no Parque São Vicente, além do Córrego Bocaína que passa pela Vila Bocaína, Vila Guarani e Jardim Itapark, também já apresentam melhorias na qualidade das águas que correm por seus leitos, em decorrência dos avanços dos serviços de esgotamento sanitário no município.

A despoluição dos córregos e da nascente do rio Tamanduateí foi possível após a BRK Ambiental realizar investimentos que já ultrapassam R$ 250 milhões para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

Os investimentos permitiram a construção de cinco estações de bombeamento na cidade, a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto e a extensão de mais 614 quilômetros de redes de esgoto, além de obras para interligação dessas redes coletoras de todas as sub-bacias que margeiam os principais córregos do município.

Garça branca, em córrego de Mauá, indica a despoluição das águas

Orientação para resultados

A meta da concessionária é que, no menor tempo possível, toda a cidade conte com sistema de tratamento de esgoto disponível para a população. Atualmente, a Prefeitura Municipal de Mauá conduz a revisão do Plano Municipal de Saneamento do Município e a BRK Ambiental apoia e participa com todas as informações relevantes sobre esgotamento sanitário. 

A partir deste plano, serão definidas as metas de avanço do município para que atinjamos a universalização do serviço de esgoto na cidade.

A agência que regula e fiscaliza a nossa gestão do serviço de esgoto no município é a Arsep Mauá.

Os serviços de abastecimento de água na cidade são operados pela SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

 

Nossa Operação

 

operacao-maua-nossa-atuacao-21

 

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE