Notícias

Site da BRK Ambiental conta com nova ferramenta de acessibilidade digital para usuários surdos

Intérprete virtual faz a tradução de todo o conteúdo digital da companhia para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)

O site da BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do país, conta com um novo recurso destinado aos usuários surdos: uma ferramenta de fácil acesso que faz a tradução dos textos e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A interpretação automática do conteúdo é feita por um carismático personagem em 3D, chamado Hugo.

No Brasil, há dois milhões de surdos, porém apenas 2% dos sites brasileiros são acessíveis para este público e cerca de 80% dos surdos do mundo não compreendem bem as línguas de seus países, pois a maioria deles é alfabetizada em língua de sinais.

Com esta iniciativa, a concessionária pretende levar inclusão para a população e disponibilizar as informações de maneira igualitária, possibilitando que todos os seus clientes usufruam dos serviços básicos com praticidade e eficiência. A BRK Ambiental está presente na vida de 15 milhões de pessoas e, na cidade de Mauá, é responsável por atender mais de 460 mil pessoas prestando serviços de esgotamento sanitário.

A ferramenta, chamada Hand Talk realiza a tradução digital e automática para Libras e torna a comunicação da empresa mais acessível e de fácil compreensão. Como forma de apresentar o recurso tecnológico, funcionários da Concessionária demonstraram a ferramenta para a presidência, profissionais, professores e alunos do curso de Libras da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá - APASMA.

A Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá (APASMA) é uma entidade sem fins lucrativos que desde 1990 oferece aos deficientes auditivos do Município e regiões vizinhas atendimentos que visam minimizar as dificuldades que surgem no processo de inclusão social objetivando melhoria na qualidade de vida.

“Temos que aplaudir essa nobre iniciativa desta empresa em colocar em pauta a comunicação em LIBRAS para que a pessoa surda e funcionários da empresa tenham acesso as informações do site. A APASMA está sempre disposta a orientar, colaborar para que iniciativa como esta possa ser aplicada e melhorada a fim de contemplar plenamente a comunidade surda que é tão desconhecida pela maioria das pessoas inclusive nas empresas. Estamos ainda disponíveis para uma parceria exitosa na tentativa de melhorar os atendimentos e o sistema de inclusão que a empresa oferece”, relatou a Sra. Daisy Della Santa Pereira, Presidente e Fundadora da APASMA.

Para Lídia Sousa, Assistente Social da APASMA “Esta iniciativa de inclusão é necessária e de grande valia para as empresas como a BRK que atende a população. Observar os públicos específicos e proporcionar acessibilidade a todos é sem dúvida exemplo de cidadania e humanização. Parabéns pela iniciativa”.

 Investir em recursos capazes de aproximar ainda mais os diversos públicos faz parte da responsabilidade social e do compromisso que a Concessionária tem com seus clientes.

“Queremos garantir que os nossos serviços cheguem para todos, assim como também esperamos que nossos clientes surdos tenham autonomia suficiente para navegar nos canais da companhia com facilidade, compreendendo totalmente qualquer informação”, afirma Cleber Renato Virgínio da Silva, diretor de contrato da BRK Ambiental.

Acessibilidade e Inclusão começa dentro da empresa:

A BRK Ambiental tem entre seus valores o respeito às pessoas e a Concessionária se preocupa não só em levar acessibilidade para seus clientes como também com a inclusão de seus funcionários. Silvio Pereira, funcionário da equipe Comercial da empresa possui uma deficiência auditiva genética e por esse motivo conta apenas 30% da sua capacidade de audição.

O funcionário que acompanhou a apresentação da ferramenta Hand Talk na APASMA relatou a importância de iniciativas como essa que demonstram a preocupação da empresa pela inclusão:

“Essa ferramenta desenvolvida pela empresa demonstra mais uma preocupação da BRK Ambiental pela inclusão das pessoas. Eu sei que tenho uma limitação, mas não me sinto e não sou limitado, sou tratado de forma igualitária por todos e com muito respeito. Quando iniciei na empresa fui contratado para atuar na equipe de Agentes Comerciais (Leitura) e no inicio senti uma dificuldade para abordar os imóveis pela minha deficiência, pois em algumas situações era necessário falar um pouco mais alto para contatar algum morador e preocupado em incomodar os clientes relatei essa dificuldade para meu líder. Prontamente a empresa desenvolveu um crachá especial de identificação informando a minha perda auditiva. Não demorou muito tempo eu recebi uma oportunidade para atuar na equipe de Corte e Religação, o que me deixou muito feliz e orgulhoso. Porém para essa nova função eu teria que dirigir um veículo da empresa, o que não seria problema já que tenho carta de motorista há muitos anos. Porém, mais uma vez percebi a preocupação da empresa que instalou no carro um adesivo sinalizando a minha deficiência auditiva, alertando e informando os demais motoristas e me proporcionando mais segurança no trânsito. Essas ferramentas e recursos tecnológicos desenvolvidos pela empresa demonstram o respeito e cuidado da BRK Ambiental em tratar todos os seus funcionários e clientes de forma igualitária”, Silvio Pereira, funcionário da área Comercial.

Para solicitar o auxílio do Hugo e visualizar os sinais em Libras no site, basta o usuário clicar em um botão azul no canto da página e selecionar o conteúdo que pretende obter a tradução. No site da BRK Ambiental, os usuários podem acessar diversos serviços prestados pelas empresa, tirar dúvidas,, acessar dados relacionados ao setor, acompanhar notícias, além de receber informações sobre saúde, qualidade de vida e ter contato com materiais educativos sobre saneamento: www.brkambiental.com.br

ACOMPANHE NOSSAS OBRAS, AVISOS E TUDO QUE ACONTECE NA BRK AMBIENTAL DA SUA CIDADE